No contexto de pandemia de Covid-19, tem-se assistido, como revela o Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes, a um "aumento do abandono de animais, que tem sido objeto de preocupação por parte de várias associações de defesa do bem-estar animal".
Em comunicado enviado às redações, o PEV revela que "a Casa dos Animais de Lisboa passou a ter novas regras no âmbito do plano de contingência da COVID-19". A recolha de animais na via pública passou a ficar "limitada a cadáveres, animais acidentados com sinais evidentes de doença e animais agressores".
Recorda o Grupo Municipal do PEV que a Organização Mundial de Saúde Animal esclareceu que, até ao momento, "não há evidências que os animais de estimação transmitam ou propaguem a Covid-19". Apesar de este ser um vírus com "origem animal, propaga-se entre humanos".
Importa, como vinca o PEV, "continuar a informar e a esclarecer as pessoas para que esta pandemia não seja um motivo para abandonar os animais". Para além disso, importa ainda recordar que "esta crise poder ter efeitos económicos graves devido à redução de rendimentos e até a despedimentos, o que, pelo agravamento das condições de vida, poderá também ser um factor potenciador do abandono".
Entende o partido que "qualquer situação que possa levar ao abandono de animais deve merecer uma intervenção imediata por parte da Câmara Municipal de Lisboa (CML), a par das ações que a autarquia tem vindo a desenvolver, nomeadamente de apoio a associações de proteção animal".
Perante este cenário, o Grupo Municipal do Partido Ecologista Os Verdes entregou, na Assembleia Municipal, um requerimento em que coloca algumas as seguintes questões à autarquia: A CML tem em curso, ou prevê ter, campanhas de informação e sensibilização para o não abandono de animais no âmbito da pandemia de COVID-19? Que outras medidas pondera a CML implementar no sentido de sensibilizar para que o abandono de animais não aumente durante este período?
O PEV pretende ainda saber que alternativas e que acompanhamento está ser dado aos animais abandonados e que medidas foram também implementadas a nível da alimentação e do controlo das colónias de gatos.