Ontem o dia ficou indelevelmente marcado pelos incidentes que pautaram a prova de avaliação dos docentes. Piquetes de greve, protestos, uns mais simbólicos que outros, sendo que estes últimos obrigaram, inclusive, à intervenção da PSP em alguns estabelecimentos de ensino para evitar conflitos de proporções maiores, constituíram alguns dos episódios registados.
Ora, a comentadora da TVI, Constança Cunha e Sá, que analisava naquela antena toda a polémica que reveste este exame dos professores, foi peremptória: “Nuno Crato foi o grande derrotado do dia”.
Na opinião da jornalista de Queluz, a prova dos docentes “não faz sentido algum”, acrescentando que esta quarta-feira “foi um fiasco a todos os níveis”.
Ainda que tenha procedido à ressalva quanto a “alguns excessos nas manifestações”, a comentadora não tem dúvidas de que neste duelo quem saiu a perder foi o ministro da Educação.
Saliente-se que a tutela anunciou ainda ontem que será agendada uma nova data para que os docentes que não conseguiram fazer a prova a venham a realizar.