PAN marca presença na manifestação ‘JUSTIÇA pelos animais de Santo Tirso’

Mais de mil pessoas já garantiram a sua participação na manifestação que ocorre esta noite, em frente a Câmara Municipal de Santo Tirso.

Notícia

© Global Imagens

Notícias Ao Minuto
20/07/2020 16:15 ‧ 20/07/2020 por Notícias Ao Minuto

Política

Santo Tirso

Mais de mil pessoas já garantiram a sua presença na manifestação JUSTIÇA pelos animais de Santo Tirso’, que está a ser organizada por um grupo de ativistas, na noite desta segunda-feira, em frente à Câmara Municipal de Santo Tirso, para exigir justiça pelos cães e gatos afetados pela tragédia deste fim de semana.

Entre os participantes da vigília vai estar Bebiana Cunha, deputada do PAN, informou hoje o partido, num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.

Na mesma nota, o PAN recorda que esta manifestação segue-se após o trágico acontecimento, que, no fim-de-semana, vitimou mais de uma centena de animais no abrigo de animais ‘Cantinho das 4 Patas’ e afetou outros animais no ‘Abrigo de Paredes’, na Serra da Agrela.

Já no fim de semana, o PAN informou as redações que apresentou queixa ao Ministério Público (MP) por "crime contra animais de companhia". O Grupo Parlamentar pretende ainda que o Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, apresente esclarecimentos ao sucedido no Parlamento e que resultou na morte de centenas de animais na sequência do incêndio que assolou a zona. 

Recorde-se que cerca de duas centenas de cães e gatos eram mantidos em dois ‘abrigos’ ilegais na Serra da Agrela, em Santo Tirso, que já tinham sido alvo de queixas de maus-tratos a animais. Na madrugada deste domingo um incêndio florestal chegou ao local e matou, segundo a autarquia, 52 cães e dois gatos. Contudo, de acordo com testemunhas, morreram muitos mais animais.

Também o Bloco de Esquerda (BE) já disse que o que aconteceu é "inadmissível" e quer ouvir ministros sobre animais mortos em fogo.

Alguns animais que sobreviveram foram salvos pelas autoridades e populares ainda durante a madrugada, mas muitos apenas foram resgatados na tarde de domingo, depois de vários voluntários e associações invadirem o local à revelia das autoridades.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas