O debate do Estado na Nação, agendado para esta quarta-feira, dia 22 de julho, foi adiado para sexta-feira, devido ao impasse do Conselho Europeu.
Na tarde de hoje, António Costa, em declarações aos jornalistas, à margem do Conselho Europeu, em Bruxelas, admitiu ter feito o pedido a Ferro Rodrigues. Posteriormente, fontes parlamentares confirmaram à Lusa o adiamento.
"Pedi ao Presidente da Assembleia da República se podíamos adiar o debate do Estado da Nação de quarta-feira para o final da semana, não só para ter tempo, ter a garantia de que o ConselhoEuropeu está terminado, como também já agora descansar um bocadinho antes de passar para o dossier seguinte", disse o primeiro-ministro.
Entretanto, revela a Lusa, Ferro Rodrigues informou os partidos com assento parlamentar, na tarde de hoje, para esta alteração da agenda.
O Expresso online já tinha avançado com esta notícia. De acordo com a publicação, este pedido de adiamento relaciona-se com o conselho europeu, em Bruxelas, em participa o primeiro-ministro, e que decorreu este fim de semana e poderá terminar apenas na terça-feira.
O debate do Estado da Nação, com que a Assembleia da República encerra o ano parlamentar desde 1993, realiza-se assim na sexta-feira de manhã.
Leia Também: António Costa oferece máscaras portuguesas aos homólogos europeus