Presidenciais. Ana Gomes "será uma candidata de peso"

Sobre as eleições presidenciais, Pedro Santana Lopes ainda considerou que "a maior novidade" dos últimos dias "foi o regresso do Presidente a um registo que pode reaproximar muitos dos que se afastaram ou o têm criticado".

Notícia

© Global Imagens

Mafalda Tello Silva
07/09/2020 08:00 ‧ 07/09/2020 por Mafalda Tello Silva

Política

Presidenciais

Pedro Santana Lopes defendeu, este domingo, que caso Ana Gomes avance para a corrida a Belém como é esperado, "será uma candidata de peso". 

Para o antigo primeiro-ministro, a ex-eurodeputada do PS poderá ser a candidata às eleições presidenciais "minimamente challenger" de Marcelo Rebelo de Sousa.

"Se confirmar, será uma candidata de peso, pelas suas características e também muito pela sua experiência", considerou Santana Lopes, numa reflexão sobre as presidenciais partilhada nas redes sociais a propósito de um artigo de opinião que escreveu sobre o tema.

Contudo, para o político que irá deixar a liderança do partido que fundou há dois anos, o Aliança, a "maior novidade" revelada nos últimos dias "foi o regresso do Presidente a um registo que pode reaproximar muitos dos que se afastaram ou o têm criticado".

Segundo o antigo dirigente do PSD, quando Marcelo Rebelo de Sousa está "descontraído", "'solto'" e "livre", "é muito forte".

Ainda sobre a corrida à Presidência da República, Santana Lopes conjeturou que Ana Gomes deverá avançar com o anúncio da candidatura primeiro do que o atual Chefe de Estado. "Os seus antecessores apresentaram a respetiva candidatura em outubro", lembrou.

Já quanto a Marcelo Rebelo de Sousa, o dirigente partidário apontou o anúncio da recandidatura "só em novembro. "As circunstâncias atuais mudaram os tempos e os modos da intervenção política", concluiu.

Recorde-se que Ana Gomes afirmou, ontem, que continua em reflexão sobre se avança ou não para a corrida a Belém. "Estou no fim da minha reflexão, dentro de dias estarei em condições de anunciar" o resultado, afirmou no seu habitual espaço de comentário da SIC Notícias, no qual há quatro meses anunciou que ponderava ser candidata.

Entretanto, já foi confirmado que Marisa Matias voltará a ser a candidata presidencial do Bloco de Esquerda e Jerónimo de Sousa garantiu que o candidato apoiado pelo PCP será apresentando durante este mês. Na corrida a Belém, também já se encontram os candidatos da Iniciativa Liberal, Tiago Mayan Gonçalves, e André Ventura, do Chega.

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas