A reunião do Conselho de Ministros que aprovará novas medidas de combate à pandemia deverá realizar-se na sexta-feira, dia 20 de novembro, e não amanhã à tarde, como previsto.
A informação está a ser avançada pelo Jornal Negócios que refere, porém, que amanhã poderá ser realizado um Conselho de Ministros eletrónico mas para tratar apenas de alguns assuntos corrente.
O Notícias ao Minuto está a tentar confirmar esta informação e a procurar saber para que horas será agendada a reunião de sexta-feira, sendo que o Parlamento já pré-agendou para as 9h00 de dia 20 o debate e votação do eventual decreto presidencial para a renovação do Estado de Emergência.
De recordar que este adiamento estará relacionado com a reunião no Infarmed, que vai juntar amanhã de manhã políticos, especialistas e parceiros sociais, assim como com a reunião do Conselho Europeu que vai realizar-se amanhã à tarde e que contará com a presença de António Costa.
Recorde-se que a última destas reuniões realizou-se na Faculdade de Medicina da Universidade Porto, no dia 7 de setembro, após terem estado interrompidas cerca de dois meses.
Entre as novas medidas que podem estar em cima da mesa, neste Conselho de Ministros, está a divisão do país em três escalões de concelhos. Esta hipótese foi revelada ontem, à saída de Belém, pelo dirigente do PEV, José Luís Ferreira, que explicou que a ideia será haver "um escalão mínimo para aqueles concelhos que estão entre os 240 e os 480 casos diários [por 100 mil habitantes], (...) o que significa que as restrições aí vão ser mais leves". Depois "um escalão intermédio que envolve os concelhos entre os 480 casos e os 960; e um escalão máximo, onde as restrições vão ser mais intensas, nos casos onde os concelhos verificam um número superior a 960".
O atual período de 15 dias de Estado de Emergência, que foi aprovado no Parlamento com votos a favor de PS, PSD e CDS-PP, abstenções de BE, PAN e Chega e votos contra de PCP, PEV e Iniciativa Liberal, termina às 22h59 da próxima segunda-feira, 23 de novembro.