O primeiro-ministro, António Costa congratulou, esta quinta-feira, o entendimento alcançado hoje entre o Reino Unido e a União Europeia.
"Saúdo vivamente o acordo alcançado com o Reino-Unido que regerá a relação com a UE a partir de 1 janeiro. O Reino Unido permanecerá, além de nosso vizinho e Aliado, um importante parceiro", escreveu o Chefe do Governo, numa mensagem divulgada na sua página oficial do Twitter.
O primeiro-ministro português ainda aproveitou para agradecer o "intenso trabalho" realizado pela presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, pelo responsável pelas negociações com Londres, Michel Barnier, e por "toda a equipa negociadora da UE".
Saúdo vivamente o acordo alcançado com o Reino-Unido que regerá a relação com a UE a partir de 1 janeiro. O RU permanecerá, além de nosso vizinho e Aliado, um importante parceiro. Agradeço a @VonderLeyen, a @MichelBarnier e a toda a Equipa Negociadora da UE pelo intenso trabalho.
— António Costa (@antoniocostapm) December 24, 2020
A União Europeia e o Reino Unido chegaram hoje a um acordo comercial pós-'Brexit', anunciou a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em Bruxelas.
"Chegámos finalmente a um acordo. Foi um longo caminho, mas temos um bom acordo, que é justo e equilibrado", anunciou Von der Leyen numa conferência de imprensa com o negociador-chefe da UE, Michel Barnier, na sede do executivo comunitário.
A uma semana do final do "período de transição" para a consumação do 'Brexit' e da saída do Reino Unido do mercado único, o bloco europeu e Londres evitaram assim um 'divórcio' desordenado, estabelecendo um acordo de comércio livre que regerá as relações futuras.