André Ventura atacou os seus adversários políticos num discurso no quarto dia de campanha eleitoral. Referiu-se a Ana Gomes como "contrabandista". Comentou que João Ferreira tem "ar de operário beto de Cascais" e que Marcelo "parecia um fantasma" no último debate na RTP. Ventura insultou ainda Jerónimo de Sousa, "aquele avô bêbedo que a gente tem em casa".
Sobre Marisa Matias disse que a candidata a Belém "não está muito bem em termos de imagem, com aquele batom vermelho, como se fosse uma coisa de brincar".
Um insulto que acabaria por motivar uma onda de apoio à candidata apoiada pelo Bloco de Esquerda.
No Twitter, muitos são os que aderiram ao movimento #VermelhoemBelem, publicando fotografias com os lábios pintados de vermelho, incluindo deputados bloquistas como Pedro Filipe Soares, Joana Mortágua, Mariana Mortágua, Luís Monteiro, Moisés Ferreira, José Soeiro.
Mas não só. A página Insónias em Carvão publicou a icónica fotografia de Salgueiro Maia (nesta versão, com os lábios pintados de vermelho).
Parece que o machismo tem medo de batom vermelho. #VermelhoemBelem pic.twitter.com/mgNhzcEj4o
— moises ferreira (@moisesscf) January 15, 2021
Não é a foto do facho a sair do Finalmente. Mas podia ser. Dia 24 quero #VermelhoemBelem. Vota @mmatias_ ! pic.twitter.com/DtMWKk8qlY
— Luís Monteiro (@LuisVPMonteiro) January 14, 2021
Seguindo o exemplo da Helena Pinto #vermelhoembelem pic.twitter.com/NmNajv3Dex
— Joana Mortágua (@JoanaMortagua) January 14, 2021
Parece que o batom vermelho incomoda o cobarde sexista André Ventura.#VermelhoemBelem pic.twitter.com/2jTRMHHdqj
— Fabian Figueiredo (@ffigueiredo14) January 14, 2021
#VermelhoemBelem pic.twitter.com/AA4lGCKyao
— Insónias em Carvão (@insoniascarvao) January 14, 2021
#VermelhoemBelem #Marisa2021 #presidenciais2021 pic.twitter.com/duMiryrzcZ
— Marisa Matias (@mmatias_) January 14, 2021
#Marisa2021 #VermelhoEmBelém pic.twitter.com/C2qajVp6xL
— José Soeiro (@josesoeiroporto) January 15, 2021
A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, também se juntou à onda de apoio a Marisa, desejando os bons dias no Twitter com uma fotografia... de lábios pintados.
Então, bom dia. #VermelhoemBelem #Marisa2021 pic.twitter.com/ZuXQ345voy
— Catarina Martins (@catarina_mart) January 15, 2021
O movimento chegou também ao PS, com o deputado Miguel Matos a publicar uma fotografia com os lábios pintados. "Nenhum homem deve comentar as escolhas estéticas de uma mulher para a denegrir. Muito menos para denegrir as suas ideias por associação", escreveu o deputado socialista. Um tweet partilhado por Ana Gomes, que prometeu aderir à iniciativa. E cumpriu. Marisa Matias agradeceu-lhe depois "a solidariedade".
#VermelhoemBelem pic.twitter.com/8vIItGTWnj
— Ana Gomes (@AnaMartinsGomes) January 15, 2021
Nenhum homem deve comentar as escolhas estéticas de uma mulher para a denegrir. Muito menos para denegrir as suas ideias por associação. Diz não ao machismo!#VermelhoEmBelem https://t.co/nozk3g1Im9 pic.twitter.com/VNa9NhebhI
— Miguel Costa Matos (@MigCMatos) January 14, 2021
O mandatário da campanha apoiada pelo Bloco de Esquerda também se mostrou de lábios pintados.
Como não amar o meu mandatário? #VermelhoEmBelém #Marisa2021 pic.twitter.com/9HSQayOTPV
— Marisa Matias (@mmatias_) January 15, 2021
No dia em que o país volta a confinar para conter a pandemia de Covid-19, a campanha eleitoral prossegue de maneira diferente para cada candidato, e se uns decidiram continuar na estrada, outros vão trabalhar à distância.As eleições presidenciais, que se realizam em plena pandemia de Covid-19 em Portugal, estão marcadas para 24 de janeiro e esta é a 10.ª vez que os portugueses são chamados a escolher o Presidente da República em democracia, desde 1976.
Concorrem às eleições sete candidatos, Marisa Matias (apoiada pelo Bloco de Esquerda), Marcelo Rebelo de Sousa (PSD e CDS/PP) Tiago Mayan Gonçalves (Iniciativa Liberal), André Ventura (Chega), Vitorino Silva, mais conhecido por Tino de Rans, João Ferreira (PCP e PEV) e a militante do PS Ana Gomes (PAN e Livre).