Três mesas de voto foram fechadas, este domingo, na união de freguesias de Belazaima do Chão, Agadão e Castanheira do Vouga, em Águeda, por um grupo de cidadãos.
De acordo com a TVI24, na base do protesto dos cidadãos está a falta de acesso a médicos de família. Imagens da estação televisiva mostram que a porta do local de voto foi fechada e é exibido um cartaz que diz 'Não vote'.
Este boicote ao voto não é, porém, caso único. A mesa de voto da Junta de Freguesia de Morgade, em Montalegre, estava hoje de manhã com portas encerradas a cadeado e bloqueadas por contentores de ecoponto.
Segundo disse o presidente da Junta, José Nogueira, à Lusa, a população estará novamente a protestar contra exploração de uma mina de lítio a céu aberto nesta freguesia de Montalegre, no distrito de Vila Real, à semelhança do sucedido nas eleições legislativas e europeias de 2019.
Mais de 10 milhões de eleitores são hoje chamados a escolher entre os sete candidatos a Presidente da República, numas eleições em que a abstenção é o principal adversário devido à pandemia de Covid-19.
Leia Também: Guia para as eleições presidenciais (em tempos de pandemia)