O Grupo Parlamentar do PSD entregou um projeto de resolução no qual recomenda ao Governo a antecipação da testagem dos professores, funcionários e alunos para a semana anterior ao início (previsto) das aulas.
De acordo com o Ministério da Educação, está previsto que os rastreios do 2.º e 3.º ciclos decorram igualmente durante a primeira semana de regresso, ou seja, de 5 a 9 de abril. No caso do ensino secundário, estão agendados para a semana de 19 a 23 de abril.
Ora, sendo certo que as datas apontadas para o regresso ao ensino presencial para estes dois níveis de ensino ainda carecem de confirmação (dependem da evolução epidemiológica), o grupo parlamentar do PSD considera que "seria da maior relevância que os rastreios ocorressem antes da reabertura das escolas, de forma a evitar os contactos entre a comunidade educativa e diminuir, de forma mais eficaz, o número de contágios".
Assim, recomenda ao Governo que antecipe a testagem de professores e funcionários do ensino básico público, privado, social e cooperativo para a semana anterior à reabertura, prevista no plano de desconfinamento para 5 de abril.
E o mesmo para o ensino secundário, que inclui também os alunos maiores de 16 anos e com a devida autorização dos pais. O plano aponta para a reabertura deste nível de ensino no dia 19 de abril. O PSD recomenda que se faça a testagem na semana anterior.
O Governo anunciou esta sexta-feira que a decisão sobre se se avança no plano de desconfinamento será tomada no próximo dia 1 de abril, sendo certo que para se progredir com o planeado o país tem de se encontrar na zona "verde" na matriz de risco.
Nesse sentido, Mariana Vieira da Silva apelou ao cumprimento das regras sanitárias, avisando que o desconfinamento "a conta-gotas" é a regra da Páscoa.
Leia Também: Regras são as mesmas até 5 de abril. Decisão sobre desconfinamento dia 1