Esta posição foi transmitida por José Luís Carneiro à agência Lusa, depois confrontado com notícias sobre a possibilidade de avançar com uma candidatura à Câmara do Porto e sobre alegadas divergências nas estruturas socialistas locais.
"As notícias vindas a publico sobre as hipóteses de candidatura do PS à Câmara do Porto assentam em fontes marcadamente especulativas. O PS nacional e as suas estruturas locais e distritais estão totalmente concentradas na estratégia nacional autárquica do PS", escreveu José Luís Carneiro numa nota que enviou à agência Lusa.
Uma estratégia que, segundo o secretário-geral adjunto do PS, "tem como primeira missão afirmar um compromisso autárquico nacional que honre o seu património histórico e que alicerce o futuro do poder local democrático em Portugal".
"O concelho do Porto merece e terá, a seu tempo, uma candidatura que sirva a cidade, toda a região e o país. Por outro lado, temos em mãos a organização do Congresso Nacional do PS. Por último, continuaremos o trabalho político que está na nossa primeira prioridade: Combater a pandemia e apoiar as iniciativas políticas que permitam a recuperação das condições de vida económica e social", acrescentou o "numero dois" da direção socialista.
Por sua vez, fonte da Comissão Política deste partido referiu à agência Lusa que o nome do candidato do PS a presidente da Câmara do Porto só será formalizado em maio, depois de concluído um trabalho de concertação política e de definição estratégica a realizar entre a direção nacional, por um lado, a concelhia e a federação do Porto, por outro lado.
Leia Também: PS e partido de Vitorino Silva formam coligação em Penafiel