O PSD Lisboa afirma, esta quinta-feira, que a "campanha eleitoral para Lisboa está no terreno, independentemente do calendário oficial". Os sociais-democratas aproveitam ainda para enviar farpas a Fernando Medina, incitando-o a pôr fim ao comentário semanal na TVI.
"Todos os partidos já anunciaram os seus candidatos a Lisboa e Fernando Medina já tornou pública a sua recandidatura, apesar de ainda não a ter apresentado formalmente", destaca a concelhia de Lisboa.
Enquanto Carlos Moedas, o candidato laranja à Câmara de Lisboa, "tem falado abertamente das ideias e da visão que tem para a cidade de Lisboa", o mesmo "não se pode dizer do ainda Presidente da Câmara, Fernando Medina, que nos últimos tempos se tem refugiado nos monólogos que a TVI24 lhe tem proporcionado".
Luís Newton, presidente do PSD Lisboa, defende, em nota enviada às redações, que "numa luta leal o debate de ideias deve ser feito de forma igual, sem benefícios e palcos de privilégio".
Por isso, advoga, "chegou a altura de Fernando Medina suspender o seu espaço de comentário na TVI 24 para que, à vantagem como presidente incumbente, não some a de ter uma tribuna de autopromoção semanal".
E caso não o faça, "o PSD Lisboa considera que a TVI deveria honrar a ética da informação e terminar com essa campanha eleitoral encapotada".
Recorde-se que a Polícia Judiciária realizou, na terça-feira, buscas em instalações da Câmara Municipal de Lisboa, no Campo Grande e Paços do Concelho, após denúncias no âmbito de diversos processos urbanísticos, que envolvem o ex-vereador Manuel Salgado.
Mais tarde, no espaço de comentário semanal na antena da TVI, o tema não foi abordado porque, de acordo com a pivô, o autarca já tinha respondido a questões sobre o caso durante o dia. A situação, porém, motivou críticas nas redes sociais.
Foi mesmo azar. Hoje era o dia de comentário do porta-voz de José Sócrates. Para a semana já devemos ter de volta o Presidente da CML para o seu habitual espaço de propaganda. pic.twitter.com/Jh9Nr0i9M7
— Ricardo Mexia (@ricmexia) April 20, 2021
Isto não é um espaço de comentário da TVI. É um espaço de comentário do Medina. pic.twitter.com/aOz4Dsxylx
— Hugo Carvalho (@hdamcarvalho) April 20, 2021
Incrível pic.twitter.com/vXZtBNytN6
— Duarte Marques (@DuarteMarques) April 20, 2021
isto é um exercício televisivo um bocadinho...obsceno. Impróprio de democracias maduras e comunicação social livre e imparcial pic.twitter.com/AgRHytpZ7g
— António Leitão Amaro (@Leitao_Amaro) April 20, 2021
Leia Também: Medina está "tranquilo" e com "enorme vontade de colaborar" com PJ e MP