Ana Gomes criticou, na noite deste domingo, durante o habitual espaço de comentário na SIC Notícias, a decisão dos líderes europeus de não suspenderem as patentes das vacinas, tomada este fim de semana durante a Cimeira Social, que se realizou na cidade do Porto.
Para a socialista, esta decisão da União Europeia (UE) constitui um entreve à vacinação universal e igualitária e é “intolerável”.
"Há 'n' países com capacidade instalada de produção de vacinas que só não produzem mais porque não podem, porque não têm as patentes. O caso mais gritante e mais chocante é o da Índia que exportava vacinas. Produzia para exportar e não pode canalizá-las para a sua população exatamente por causa das patentes. Isso é intolerável. Esse argumento [da UE] não é verdadeiro. É falso!", criticou, acusando os líderes europeus de não serem solidários.
"Nem que seja por interesse próprio, por altruísmo e da solidariedade, esta posição da União Europeia é insuportável e nós temos de continuar a confrontar cada um dos líderes dos nossos governos e da própria União Europeia porque esta posição é intolerável", atirou.
Recorde-se que a líder da Comissão Europeia considerou, na passada sexta-feira, no Porto, durante a Cimeira Social, que a suspensão das patentes das vacinas contra a Covid-19 “não resolverá o problema a curto/médio prazo”, apesar de a UE estar disponível para debater a questão, tal como sublinhou, já no sábado, Charles Michel, presidente do Conselho Europeu.
Leia Também: Football Leaks: Ana Gomes é ouvida em tribunal na quarta-feira