PSD quer que se possa obter certificado verde nos centros de vacinação
Objetivo é permitir que o maior número de pessoas possível obtenha este certificado quando completa o esquema vacinal.
© Shutterstock
Política Covid-19
O Grupo Parlamentar do PSD entregou esta quinta-feira um projeto de resolução em que recomenda ao Governo a colocação de balcões de apoio à obtenção de certificado verde digital nos centros de vacinação.
A ideia é permitir que o maior número de pessoas possível obtenha este certificado quando completa o esquema vacinal, de forma a que se possa ter um retrato mais próximo da realidade do país em relação à pandemia.
No documento, a que o Notícias ao Minuto teve acesso, o PSD assinala que "assistiu com agrado ao anúncio da possibilidade de substituir o Certificado Verde Digital como forma de acesso aos eventos de natureza familiar, cultural ou desportiva" em vez dos testes à Covid-19.
Agora, "uma vez que o pedido de Certificado Verde Digital é exclusivamente feito por meios eletrónicos e estando muitos portugueses ainda limitados no acesso aos mesmos", os sociais democratas propõem a criação de balcões de apoio, com pessoas qualificadas que possam dar a devida assistência à obtenção dos certificados.
"E, estando ainda a decorrer a vacinação, organizada em centros que reúnem milhares de pessoas, sugerimos que cada centro de vacinação possa ter um balcão onde os cidadãos vacinados possam adquirir o seu certificado", acrescenta o PSD.
Ainda assim, o grupo parlamentar diz que "será inapropriado" implementar esta medida ao nível do poder local porque nem todas as autarquias "têm a mesma capacidade financeira" e "esta não pode ser uma situação que deva ser aproveitada em contexto eleitoral".
Assim, o PSD considera que é "função do poder central garantir este serviço e que a sua operacionalização estará facilitada associada ao decorrente processo de vacinação".
Leia Também: Certificado digital dispensa apresentação de teste negativo em eventos
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com