Eurodeputados portugueses que viajavam para Estrasburgo, em França, via Frankfurt, na Alemanha, foram impedidos de viajar devido à situação atual da pandemia da Covid-19 em Portugal, avança, esta sexta-feira, a RTP. Sendo que, o grupo tinha certificado digital e testes negativos válidos.
Ao canal público, José Gusmão, do Bloco de Esquerda, explicou o sucedido: "O que nos foi dito é que a Alemanha tinha proibido todo o trânsito a partir de Portugal, mesmo o trânsito de passagem, que era o nosso caso".
Foram ainda informados de que "testes médicos ou certificados" eram "irrelevantes", porque "a Alemanha tinha, pura e simplesmente, impedido o trânsito de todas as pessoas oriundas de Portugal.
Já José Manuel Fernandes, do PSD, considerou que "a Alemanha exagerou", tomando uma "medida unilateral, quase como resposta também à abertura que Portugal fez das fronteiras, nomeadamente para o Reino Unido".
O social-democrata defendeu que "tem de haver coordenação" e "ações concertadas" entre os países da União Europeia, acrescentando: "As competências são de cada Estado-Membro, é verdade, mas depois é preciso partilhá-las".
De lembrar que o certificado sanitário para facilitar a livre circulação na UE no contexto da pandemia entrou em vigor a 1 de julho.
O Certificado Digital COVID da #UE permite-lhe viajar na União Europeia com maior segurança. Antes da sua viagem faça o download no site do SNS24 e consulte as medidas de restrição à circulação impostas pelo país de destino.#EUCOVIDCertificate #CertificadoDigital #COVID19
— República Portuguesa (@govpt) July 7, 2021
Leia Também: AO MINUTO: Países Baixos voltam a impor medidas; UE pronta para 3.ª dose