Uma sondagem do ICS e do ISCTE para a SIC e o Expresso dá a vitória a Pedro Santana Lopes, na Figueira da Foz, nas próximas eleições autárquicas marcadas para o dia 26 de setembro. O antigo líder social-democrata, que esteve à frente da autarquia de 1997 a 2001 e que concorre agora como independente, 'arrecada' 47% das intenções de voto.
A sondagem aponta ainda que o atual líder do executivo camarário, Carlos Monteiro, do PS fique pelos 35%. Já o PSD não irá além dos 8%, a CDU ficará pelos 3% e o Chega conseguirá alcançar 1%.
De salientar, porém, que 30% dos inquiridos ainda não sabe em quem irá votar no sufrágio.
A maioria dos inquiridos, indica ainda a estação de Paço de Arcos, avalia positivamente o trabalho dos socialistas, sendo que 52% o classifica como 'bom', 26% acha que tem sido 'mau' e 7% 'muito mau'.
A segurança é a área que obtém melhor qualificação, enquanto que o trânsito, espaços públicos, oferta cultural e acesso à habitação têm também nota positiva. Já o combate à corrupção, transportes públicos e taxas municipais são vistos como pontos negativos da ação socialista na Figueira da Foz.
O executivo municipal da Figueira da Foz, recorde-se, é liderado pelo PS, com seis mandatos, contra três do PSD, sendo que o partido retirou a confiança política a dois dos seus vereadores.
Leia Também: Eleições são "boa altura" para mostrar "cartão amarelo" ao governo