"Desco**nizar a AR". Joacine faz queixa após publicação de vice do Chega
Pedro Frazão publicou uma mensagem onde tapou duas letras de um autocolante em que em vez de "descolonizar" se passou a ler "desco**nizar". Deputada não inscrita vai agir contra o vice-presidente do Chega. "O alvo é Joacine e todas mulheres", comentou Daniel Oliveira.
© GlobalImagens/Leonardo Negrão
Política Joacine Katar Moreira
"OE chumbado. Esta Esquerda não serve a Esquerda". Foi esta mensagem no Twitter, escrita por Joacine Katar Moreira, que espoletou uma 'discussão' nas redes sociais entre a deputada não inscrita e o vice-presidente do Chega, Pedro Frazão, em que algumas personalidades como os comentadores Daniel Oliveira e Miguel Guedes também já se envolveram.
Em resposta ao tweet de Joacine, Pedro Frazão recorreu à mesma rede social para comentar: "Senhora Deputada, prepare-se para desco**nizar a Assembleia da República! Se a porta ficar estragada pelo autocolante espero que lhe enviem a fatura do arranjo. Ciau, querida!"
Com estas afirmações, o 'vice' do Chega publicou também uma fotografia com um autocolante onde se lê "Descolonizar este lugar". Só que Pedro Frazão tapou duas das letras, criando o termo "desco**nizar".
Senhora Deputada, prepare-se para desco**nizar a Assembleia da República!
— Pedro Frazão (@PedroSFrazao) October 28, 2021
Se a porta ficar estragada pelo autocolante espero que lhe enviem a fatura do arranjo.
Ciau, querida! https://t.co/9vhP9p9cJY pic.twitter.com/h4HWxQ1iwT
A troca de mensagens não ficou por aqui, com Joacine a responder. "Fachos comemoram a minha saída do Parlamento. Isso para mim é o maior dos elogios. Sou o contrário de tudo o que vocês querem e precisam", explicitou.
E acrescentou: "Fico contente por provocar-vos azia e espuma amarga nos cantos da boca. Mas se pensam que a luta antirracista terminou aqui, estão enganados".
Fachos comemoram a minha saída do parlamento. Isso para mim é o maior dos elogios. Sou o contrário de tudo o que vocês querem e precisam. Fico contente por provocar-vos azia e espuma amarga nos cantos da boca.
— JoacineKatarMoreira (@KatarMoreira) October 28, 2021
Mas se pensam que a luta anti-racista terminou aqui, estão enganados. pic.twitter.com/w95He8LL6n
E Pedro Frazão voltou 'ao ataque', também no Twitter. "'Facho' é a sua prima! A Senhora Deputada é totalmente contrário do que os portugueses de bem querem e precisam. O chumbo do OE2022 e a possível dissolução da AR são racismo!? Por favor, tenha tino! Não há cá azia ou espuma amarga, mas antes muito sentido de humor."
“Facho” é a sua prima! A Senhora Deputada é totalmente contrário do que os portugueses de bem querem e precisam.
— Pedro Frazão (@PedroSFrazao) October 28, 2021
O chumbo do OE2022 e a possível dissolução da AR são racismo!? Por favor, tenha tino!
Não há cá azia ou espuma amarga, mas antes muito sentido de humor. https://t.co/4wewyJKhXr
Joacine Katar Moreira já revelou, ao Jornal de Notícias, que vai agir "em todas as organizações civis e judiciais" contra Pedro Frazão. "É uma imagem que é absolutamente representativa de um partido que é racista e, ao mesmo tempo, misógino e homofóbico", fez questão de salientar.
"O alvo é Joacine e todas as mulheres"
Daniel Oliveira, comentador televisivo, foi uma das personalidades que 'entrou' na discussão, reproduzindo a mensagem inicial do vice-presidente do Chega com o autocolante manipulado. "O alvo é Joacine e as todas mulheres. Dizer que ele não gosta de mulheres não é uma piada marialva. É uma afirmação política", começou por destacar.
"Não há como normalizar um partido que tem este vice-presidente. A ordinarice é o registo comum e o 'vai para a tua terra' final a cereja em cima do bolo", advertiu ainda.
O alvo é Joacine e todas mulheres. Dizer que ele não gosta de mulheres não é uma piada marialva. É uma afirmação política. Não há como normalizar um partido que tem este vice-presidente. A ordinarice é o registo comum e o "vai para a tua terra" final a cereja em cima do bolo. pic.twitter.com/aP4wGpIYOa
— Daniel Oliveira (@danielolivalx) October 31, 2021
Também o músico Miguel Guedes partilhou o tweet de Pedro Frazão, adjetivando: "Do mais abjeto que se pode encontrar. Pessoas assim".
Do mais abjecto que se pode encontrar. Pessoas assim. pic.twitter.com/IdymWBADm1
— Miguel Guedes (@thenwtakeberlin) October 28, 2021
Leia Também: AR recomenda ao Governo políticas publicas para combater crimes de ódio
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com