O Barómetro Cision/Brandwatch revela, esta terça-feira, que na segunda semana de debates houve alterações na liderança do candidato mais mediático nas redes sociais.
Pedro Nuno Santos (PS) recuperou e ultrapassou Luís Montenegro (AD) e André Ventura (CH) e é agora "o candidato mais mediático nas redes sociais, obtendo 22% das menções".
O líder do Chega é segundo com 19% e o atual primeiro-ministro fecha o pódio com 18%.
No que diz respeito aos temas, o top 3 da tabela continua sem alterações, com a Habitação a gerar 36% das menções, seguida da Imigração com 29% e da Saúde com 19%, revelando a contínua preocupação dos portugueses com o habitual problema das rendas elevadas.
Reações aos debates
O primeiro debate, de quarta-feira de Páscoa, opôs a Aliança Democrática e o Bloco de Esquerda, os dois partidos apresentaram neste debate as suas segundas linhas, Nuno Melo (AD) e Joana Mortágua (BE). Joana Mortágua foi alvo de um assalto à sua viatura e este tema provocou uma onda de reações, misturando o humor e o comentário político. Tendo muitos internautas aproveitado o incidente para criticar a segurança nas zonas urbanas e a eficácia da atual liderança política. A irmã gémea da líder do BE obteve o maior número de menções, 59%, sendo o tema da segurança o mais mencionado com 36%.
No outro debate, da passada quarta-feira, colocou frente a frente André Ventura (CH) e Paulo Raimundo (PCP). Os internautas destacaram a estratégias dos candidatos, elogiando a postura calma de Paulo Raimundo contrastando com a postura de Ventura, que os usuários das redes sociais criticam e consideram ser uma retórica provocadora. O líder do Chega foi o mais mencionado com 51% e o tema Imigração com 54% aquele que mais conversa gerou nas redes sociais.
O último dia de debates antes da Páscoa começou com um debate à Esquerda entre Pedro Nuno Santos (PS) e Rui Tavares (Livre). Neste debate, os internautas, nas redes sociais, sublinharam a abordagem, do líder do PS, na necessidade de um voto estratégico para derrubar a Direita. Pedro Nunos Santos foi o mais referido com 84%, com o tema da Habitação a ser o mais focado com 51%.
No segundo debate do dia, estiveram em confronto André Ventura (CH) e Rui Rocha (IL). As redes sociais voltaram a salientar a abordagem populista de Ventura, no entanto, destacaram a resposta critica de Rui Rocha a essa abordagem, evidenciando a possível falência do país.
André Ventura obteve o maior número de menções (59%), sendo a Imigração o tema mais destacado com 52%.
O debate que gerou mais menções nas redes sociais continua a ser o que opôs André Ventura (CH) e Rui Tavares (Livre), com 12% e os que geraram menos o que colocou frente a frente BE/Pan e IL/Livre apenas com 1%.
Quais os partidos que utilizam mais as redes sociais?
No Barómetro Cision/Brandwatch desta semana há um novo dado em análise: a utilização das redes sociais, nomeadamente Facebook, Instagram e X, pelos partidos.
Segundo o ranking, o PCP é o partido que mais utiliza as redes. Desde o dia 7, data de início dos debates o PCP fez 286 posts. O PSD é aquele que menos utiliza, com apenas 38 posts.
No que diz respeito ao engagement, interação e envolvimento dos usuários com os conteúdos, o Chega é o partido que obtém o valor mais elevado conseguindo 43% das interações.
Os dados relativos a este estudo foram aferidos através da plataforma Brandwatch, uma empresa do grupo Cision, líder global em inteligência digital do consumidor e monitorização de redes sociais. A Brandwatch usa a mais recente inteligência artificial (IA) e aprendizagem automática, para estruturar e extrair valor das opiniões de milhões de usuários das redes sociais.
Leia Também: "Governo e política" passam a liderar preocupações dos gestores em março