Sassoli. Ana Paula Zacarias destaca capacidades de negociação e diálogo
A secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, destacou as capacidades de negociação e de diálogo do italiano David Sassoli, presidente do Parlamento Europeu que morreu hoje aos 65 anos.
© Getty Imagens
Política David Sassoli
"Para nós, durante a presidência portuguesa (2021) foi uma figura fundamental. Era um homem de compromissos, um homem com muita capacidade de negociação e que na formação da conferência sobre o Futuro da Europa desempenhou um papel muito importante, trabalhando com todos os grupos parlamentares", disse à agência Lusa Ana Paula Zacarias.
A secretária de Estado dos Assuntos Europeus disse ainda que David Sassoli foi "uma pessoa de consensos e que procurava sempre possibilidades para se avançar".
"[David Sassoli] era membro do Partido Democrático italiano, foi eleito pelo Grupo Socialista e nesse sentido apoiou também a presidência portuguesa, do ponto de vista político, tendo sempre sido uma pessoa de grande diálogo", recordou.
O presidente do Parlamento Europeu encontrava-se hospitalizado desde o passado dia 26 de dezembro, em Itália, por complicações graves devido a uma disfunção do sistema imunitário, que levou ao cancelamento de todas as atividades oficiais.
David Sassoli contraiu, em setembro de 2021, uma pneumonia que o obrigou a receber tratamento hospitalar em Estrasburgo, França, e, embora tenha recebido alta hospitalar uma semana depois, prosseguiu a recuperação em Itália e esteve mais de dois meses ausente das sessões plenárias do Parlamento Europeu, regressando no final do ano.
"Não creio que haja alguém que não tivesse gostado dele não só como pessoa e como político e como presidente porque exerceu o cargo com grande sensibilidade, habilidade e humanismo", acrescentou Ana Paula Zacarias que recordou ainda a primeira vez que contactou com David Sassoli.
"A primeira vez que o vi foi em Bruxelas quando se descerrou o busto de Mário Soares (1924-2017) no Parlamento Europeu. Foi ele que fez o discurso de evocação" do ex-chefe de Estado português, disse ainda a secretária de Estado dos Assuntos Europeus.
Na próxima semana, na primeira sessão plenária de 2022, o Parlamento Europeu deve eleger um presidente da assembleia, uma votação que já estava prevista.
A maltesa Roberta Metsola, do Partido Popular Europeu, é a favorita para suceder ao dirigente socialista italiano, que assumiu o cargo no verão de 2019.
Leia Também: "Europa perde um homem generoso". As reações à morte de David Sassoli
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com