Este apelo foi transmitido por António Costa no final de uma concentração de apoiantes socialistas na Praça da Sé, em Bragança, tendo ao seu lado o cabeça de lista do PS por este círculo eleitoral, João Sobrinho Teixeira, e a secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes.
Depois de ter tomado um café com os candidatos socialistas pelo círculo de Bragança, o secretário-geral do PS subiu a um palanque para agradecer a receção, que considerou "calorosa" no início de uma noite fria nesta cidade.
"Peço a todos que nesta última semana de campanha eleitoral se mobilizem para dar uma grande vitória às portuguesas e aos portugueses. Uma grande vitória que permita ao PS continuar a avançar para termos um país mais próspero, mais justo e mais inovador", declarou.
Estes apelos à mobilização na campanha e ao voto têm crescido em termos de insistência nos últimos dias, sobretudo a partir do momento em que alguns estudos de opinião começaram a indicar um equilíbrio entre PS e PSD em matéria de intenções de voto.
No caso do círculo eleitoral de Bragança, em que o PSD tem vencido na maioria dos atos eleitorais, o PS elegeu nas legislativas de 2019 um dos três deputados em disputa, cabendo os restantes dois aos sociais-democratas.
No entanto, sobretudo desde 2005, o PS tem crescido neste distrito em eleições legislativas e, sobretudo, em eleições autárquicas.
Nas eleições legislativas de 2019, o PS teve 36,5% dos votos, enquanto o PSD chegou aos 40,78%. Mas os socialistas ficaram apenas a 2500 votos da vitória.
Em Vila Real, onde hoje António Costa termina a jornada de campanha com um comício, há dois anos o equilíbrio ainda foi maior. O PSD elegeu três deputados contra dois do PS, mas a diferença de votos foi inferior a dois mil.
Leia Também: "Os diabos a mim não me assustam", garante Costa