O secretário-geral do PS, António Costa, saudou hoje os eleitores pela maior afluência às urnas e prometeu trabalhar "com aquilo que for a vontade dos portugueses".
"Desejar que esta noite eleitoral seja esclarecedora da vontade do país", afirmou António Costa à chegada ao Hotel Altis, em Lisboa, onde está instalado o quartel-general do PS e onde também vai reunir-se o Secretariado Nacional deste partido para acompanhar a evolução dos resultados eleitorais. "Houve uma mobilização muito grande - sentiu-se isso, aliás, na campanha eleitoral e aparentemente traduziu-se também nas urnas com uma maior participação cívica. Acho que os cidadãos perceberam que estas não eram umas eleições iguais às outras, eram umas eleições essenciais para o futuro do país."
O ainda primeiro-ministro congratulou-se com o facto de "todo o ato eleitoral" ter decorrido "com total normalidade", sem "nenhum incidente digno de registo em nenhuma parte do país".
"Todas as pessoas puderam votar em segurança. Tivémos uma taxa de participação superior à das últimas legislativas e isso significa que a abstenção terá reduzido em relação às anteriores eleições. Quero saudar todos os cidadãos que exerceram o seu dever e o seu direito de voto", acrescentou.
Costa desejou ainda que a "noite eleitoral seja esclarecedora da vontade do país", mas recusou especular ou traçar cenários.
"Sempre que é dada a palavra aos portugueses, os portugueses decidem", referiu, a cerca de 45 minutos do encerramento das urnas nos Açores. "Eu trabalho com aquilo que for a vontade dos portugueses."
Leia Também: Legislativas AO MINUTO: "Estamos todos muito gratos aos portugueses"