"Se PS tem maioria absoluta, não estou a ver como posso ser útil"

Rui Rio comentou os resultados desta noite após Jerónimo de Sousa e Catarina Martins. "Ficámos com o resultado eleitoral substancialmente abaixo daquilo que pensávamos que íamos ter", salientou, abrindo a porta de saída da liderança 'laranja' caso o PS consiga a maioria absoluta.

Notícia

© MIGUEL RIOPA/AFP via Getty Images

Catarina Correia Rocha
30/01/2022 23:16 ‧ 30/01/2022 por Catarina Correia Rocha

Política

Rui Rio

Rui Rio foi o terceiro líder partidário a reagir aos resultados, após Jerónimo de Sousa, da CDU, e Catarina Martins, do BE. Quanto à sua derrota, o presidente social democrata foi taxativo: "António Costa é o vencedor desta noite"

Em seguida, Rio fez questão de salientar o partido fez uma "excelente campanha". "Ficámos com o resultado eleitoral substancialmente abaixo daquilo que pensávamos que íamos ter, mas fizemos o nosso orçamento de campanha de tal forma, que mesmo com este resultado, não vamos ter qualquer défice, qualquer dívida por culpa desta campanha eleitoral".

Rui Rio prosseguiu, considerando ainda que o resultado deste ato eleitoral "está muito longe daquilo que entendíamos que íamos ter, mas se agora houvesse outra campanha, eu não tinha forma de dizer coisa diferente do que aquela em que acreditamos". 

"Houve um voto útil à Esquerda absolutamente esmagador", considerou, assinalando que "à Direita isso não aconteceu". "Não houve a mesma união em torno do PSD para evitar que António Costa continuasse", destacou ainda. E reiterou: "Não atingimos nem de longe nem de perto os objetivos que queríamos". 

Em caso de maioria absoluta do PS, Rio admite sair

Rui Rio abriu ainda a porta de saída da liderança do PSD, caso o PS tenha uma maioria absoluta e, assim, um horizonte de quatro anos de governação: "Se o PS tem uma maioria absoluta, eu não estou a ver como posso ser útil neste enquadramento"

"Sou o primeiro a dizer que estando numa perspetiva de serviço, que é sempre como eu estive, eu não consigo argumentar como posso ser útil ao partido. Só se alguém argumentar, eu não consigo, neste momento, havendo quatro anos de maioria absoluta", terminou.

[Notícia atualizada às 23h36]

Leia Também: Legislativas AO MINUTO: Chega com 10 deputados; PS próximo da maioria

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas