O Presidente da República já não vai receber António Costa em Belém, na noite desta quarta-feira, altura em que iria receber a lista com a composição do novo Governo, avança a SIC Notícias.
Marcelo Rebelo de Sousa já tinha afirmado, esta tarde, que teve conhecimento da lista de ministros pela comunicação social. Visivelmente incomodado, o chefe de Estado adiantava que, a confirmar-se a composição do novo Governo, "dispensa-se uma audiência".
"Pelos vistos, fiquei a saber pela comunicação social", afirmou em declarações à SIC Notícias, à saída do Palácio de Belém para a sessão solene de lançamento das comemorações dos 50 anos do 15 de Abrl de 1974, no Pátio da Galé, em Lisboa.
Marcelo Rebelo de Sousa, que se cruzaria com António Costa nessas comemorações, admitiu assim a possibilidade de confirmar essa informação com o Primeiro-ministro e, a ser verdade, divulgar a lista antes desta noite, após uma reunião entre ambos, como inicialmente previsto.
"Se aquilo que corre na comunicação social estiver confirmado, dispensa-se uma audiência", acrescentou.
Questionado sobre os nomes já revelados, o chefe de Estado considerou que "não tem de se pronunciar sobre a orgânica do Governo".
"O Primeiro-ministro escolhe a orgânica que entende que é mais adequada", indicou, acrescentando que a lista revelada "foi a opção do Primeiro-ministro, pensando no período que vivemos, nos fundos europeus, na necessidade da concentração de poderes quanto à transição energética e digital."
Recorde-se que, além do encontro com Marcelo para apresentar os nomes dos novos ministros e secretários de Estado, Costa tem previsto também para hoje reunir-se com a nova bancada socialista, ocasião em que deverá apresentar aos deputados as suas propostas de candidato a presidente da Assembleia da República e de líder parlamentar.
Depois disso, o Primeiro-ministro segue para Bruxelas, onde participa, amanhã, na cimeira extraordinária de líderes da NATO.
Leia Também: De Medina a Temido. Os nomes já apontados para o novo Governo