O líder do Chega reagiu, esta quarta-feira, aos resultados da repetição das eleições legislativas no círculo da Europa, afirmando que o partido está "agora mais perto do PSD" e agradecendo o apoio dos emigrantes.
De acordo com os resultados provisórios, o Chega, terceira força política nas eleições de 30 de janeiro, também foi o terceiro partido mais votado pelos portugueses na Europa, reunindo 7,09% dos votos (0,85% nas legislativas de 2019).
"Não chegou para eleger o 13.º deputado, mas o Chega consolidou-se definitivamente como a terceira maior força política nacional, esmagando o Bloco, o PCP e a Iniciativa Liberal", escreveu André Ventura no Twitter.
"Estamos agora mais perto do PSD e vamos superá-lo!", prometeu o deputado.
Mais de 157 mil votos dos eleitores do círculo da Europa, 80% do total, foram anulados após, durante a contagem, terem sido misturados votos válidos com votos inválidos, não acompanhados de cópia do documento de identificação, como exige a lei.
Chamado a pronunciar-se sobre a anulação desses votos, o Tribunal Constitucional (TC) declarou a nulidade das eleições nestas assembleias.
Após a decisão do TC, a CNE deliberou que a repetição da votação presencial no círculo da Europa teria lugar em 12 e 13 de março e os votos por via postal seriam considerados se recebidos até dia 23 (hoje).
Nas legislativas antecipadas de 30 de janeiro, o PS venceu com maioria absoluta, com 41,5% dos votos e 118 dos 230 deputados, enquanto o PSD obteve cerca de 27,8% dos votos e 72 deputados.
Com os dados hoje conhecidos, o PS ganha mais dois deputados.
Leia Também: Costa rejeita mal-estar com Marcelo e diz partilhar irritação