"Custa-me muito". Rio lamenta "falecimento repentino" de Couto dos Santos

Antigo líder do PSD recordou o "excelente relacionamento" que mantinha com o antigo governante social-democrata.

Notícia

© PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP via Getty Images

Notícias ao Minuto com Lusa
06/01/2025 17:09 ‧ ontem por Notícias ao Minuto com Lusa

Política

Rui Rio

Rui Rio, antigo líder do Partido Social Democrata (PSD), lamentou, esta segunda-feira, a morte de António Couto dos Santos, por três vezes ministro de Aníbal Cavaco Silva, aos 75 anos. 

 

"Conheci o Couto dos Santos há 40 anos e com ele mantive sempre um excelente relacionamento. Custa-me muito receber a notícia do seu falecimento repentino", escreveu Rui Rio, numa publicação divulgada na rede social X (antigo Twitter).

"Os meus sentidos pêsames à sua família. Que descanse em paz", acrescentou.

Couto dos Santos foi hoje encontrado morto no Citygolf em Matosinhos.

Morto encontrado no Citygolf em Matosinhos é ex-ministro Couto dos Santos

Morto encontrado no Citygolf em Matosinhos é ex-ministro Couto dos Santos

O antigo ministro social-democrata António Couto dos Santos é o morto hoje encontrado a boiar num lago no Citygolf, na Senhora da Hora, em Matosinhos, revelaram à Lusa fontes dos Bombeiros de São Mamede de Infesta e do PSD.

Lusa | 15:57 - 06/01/2025

Por três vezes ministro de Aníbal Cavaco Silva, gerindo as pastas da Educação, Assuntos Parlamentares e da Juventude, tinha sido também secretário de Estado da Juventude, Qualidade de Vida e Ambiente.

Couto dos Santos nasceu em 18 de maio de 1949, em Forjães, no concelho de Esposende, tendo feito o ensino secundário no Liceu Passos Manuel, em Lisboa e se licenciado em Engenharia Química no Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa.

O antigo governante foi também deputado pelos distritos de Setúbal (1987-1994) e de Aveiro (2009-2015), presidente do Conselho de Administração (CA) da Assembleia da República (2011-2015), presidente da Comissão Parlamentar de Saúde (2009-2011) e vice-presidente da mesma comissão (2011-2015).

A nível empresarial, esteve na Quimigal (1983-1985), foi presidente executivo da Associação Empresarial de Portugal (1995-2007), integrou o CA do Hospital da Amadora (1995-2003), presidiu à Casa da Música no Porto (2004-2005) e foi membro de diversos órgãos sociais na área dos media, comunicações, construção, energia e ambiente), tendo sido ainda consultor nas áreas de Energia, Ambiente e Saúde.

Couto dos Santos desempenhou ainda as funções de cônsul honorário da Rússia no Porto, tendo apresentado a sua recusa ao lugar em 26 de fevereiro de 2022, na sequência da invasão da Ucrânia pela Rússia.

Leia Também: Morto encontrado no Citygolf em Matosinhos é ex-ministro Couto dos Santos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas