"O BE considera que o encerramento noturno do aeroporto de Santa Maria é incompreensível e desafia o Governo Regional e o Governo da República a pressionarem a ANA -- empresa que gere o aeroporto em regime de concessão -- para reverter esta decisão que prejudica a ilha", avança o partido em comunicado.
O BE, que tem dois deputados na Assembleia Regional, lembra que a ANA justificou o encerramento da infraestrutura no período noturno devido à necessidade de "contratar mais um profissional de forma a não sobrecarregar os restantes trabalhadores".
"Fechar um aeroporto durante quase nove horas em vez de criar um posto de trabalho é pura teimosia, principalmente quando se está a falar de uma empresa com lucros na ordem dos milhões", critica o BE.
Para o Bloco, o encerramento do aeroporto durante a noite é "uma decisão sem sentido que prejudica a ilha de Santa Maria e que deve ser revertida".
A 09 de agosto, a Câmara de Vila do Porto apelou ao Governo da República para interceder junto da ANA e da NAV para resolver os "constrangimentos" do aeroporto da ilha de Santa Maria, que têm levado ao cancelamento de voos.
A autarquia questionou também a ANA Aeroportos para "perceber qual é o horário do aeroporto" de Santa Maria, lembrando a importância da ilha no acolhimento de escalas técnicas.
"É preciso não esquecer que este aeroporto durante 70 anos esteve ao serviço de Portugal e nós queremos continuar a estar ao serviço de Portugal. Queremos continuar a receber estas escalas técnicas e receber este mercado da aviação privada", declarou então a presidente do município, a socialista Bárbara Chaves.
Leia Também: Carne de borrego pode ser "alternativa de rentabilidade" para Santa Maria