O "festival da vergonha"? Como uma manchete incendiou o Twitter
Primeira página do Inevitável desta sexta-feira associa artistas que vão atuar na festa do PCP a uma pretensa posição pró-russa face à guerra na Ucrânia. A manchete dividiu opiniões.
© Getty Images
Política Inevitável
No dia em que arranca mais uma edição da Festa do Avante!, que marca a rentrée comunista, há um jornal que está a deixar as redes sociais (classe política inclusive) em alvoroço. Trata-se da manchete do Inevitável, com o título "Festa do Avante. O Festival da Vergonha", onde vários artistas (que vão atuar no evento) surgem como pretensos simpatizantes russos, sendo retratados com letra 'Z' inscrita no peito.
Recorde-se que o 'Z' começou por surgir nos veículos militares russos e é agora uma marca associada à propaganda do Kremlin.
A polémica em torno dos artistas que vão subir a palco na Festa do Avante! surgiu há pouco mais de um mês, quando o comentador da SIC José Milhazes criticou quem aceitou associar-se ao evento, tendo em conta a recusa do PCP em condenar abertamente a invasão à Ucrânia por parte da Rússia.
Agora, os artistas voltam a ser alvo de condenação, numa primeira página 'esborratada' com sangue e que tem sido assunto de debate esta sexta-feira nas redes sociais.
Manchete do jornal Inevitável desta sexta-feira, 02/09/2022.© Reprodução Do PCP, o ex-deputado Duarte Alves questionou: "CDS-PP? Jornal i? Tão 2012..."
CDS-PP? Jornal i? Tão 2012...
— Duarte Alves (@duartealves_) September 1, 2022
A socialista Isabel Moreira refere-se à primeira página do jornal como "a ilustração final da verborreia sonsa, malévola e politicamente orientada de muita gente sem vergonha na cara". E acrescenta: "E sem espelho em casa".
A capa do jornal I é a ilustração final da verborreia sonsa, malévola e politicamente orientada de muita gente sem vergonha na cara. E sem espelho em casa.
— Isabel Moreira (@IsabelLMMoreira) September 2, 2022
Já o antigo candidato a Belém Tiago Mayan Gonçalves, da Iniciativa Liberal, não pareceu surpreendido com o título, escrevendo apenas "Sem aspas" na legenda que acompanha a imagem da manchete do Inevitável ("Festa da vergonha").
Sem aspas. pic.twitter.com/ZeaZbK4s28
— Tiago Mayan (@LiberalMayan) September 2, 2022
André Ventura, do Chega, concorda com o título "festival da vergonha" e escreve mesmo: "O PCP tem sangue nas mãos!".
É mesmo isso: o festival da vergonha. O PCP tem sangue nas mãos! pic.twitter.com/lXYdTtVIdv
— André Ventura (@AndreCVentura) September 2, 2022
O comentador da SIC Notícias, Alexandre Guerreiro, também recorreu ao Twitter para comentar a polémica, considerando que não precisa ser eleitor do PCP "para reconhecer a demonstração abjecta de falta de carácter de quem converte uma capa de um jornal num "wall of shame" [parede da vergonha] quase faltando oferecer recompensa pela cabeça do PCP e dos artistas".
Não há palavras para qualificar a capa de hoje do "jornal" I.
— Alexandre Guerreiro (@ATGuerreiro) September 2, 2022
Não preciso ser eleitor PCP para reconhecer a demonstração abjecta de falta de carácter de quem converte uma capa de um jornal num "wall of shame" quase faltando oferecer recompensa pela cabeça do PCP e dos artistas.
A 46.ª edição da Festa do Avante! arranca hoje na Quinta da Atalaia, no concelho do Seixal, com uma visita do secretário-geral comunista às exposições do certame político-cultural e um concerto em homenagem à obra de José Saramago.
Leia Também: "Para o PCP não há guerra como esta!" JP coloca cartaz junto ao Avante!
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com