Data limite para apresentar candidaturas à convenção da IL é 6 de janeiro

Os novos membros que poderão votar na VII Convenção Nacional da Iniciativa Liberal (IL) têm que ter sido propostos até domingo, sendo 06 de janeiro a data final de apresentação de candidaturas para as eleições internas.

Notícia

© Lusa

Lusa
07/11/2022 06:36 ‧ 07/11/2022 por Lusa

Política

Iniciativa Liberal

No final de 13 horas de Conselho Nacional da IL, que se reuniu no domingo em Coimbra, foi a presidente do órgão, Mariana Leitão, que apresentou as conclusões da reunião aos jornalistas, destacando o "momento de amplo debate".

"Chegámos a muitas conclusões neste Conselho Nacional em que se aprovou o regimento da VII Convenção Nacional da IL, que irá decorrer nos dias 21 e 22 de janeiro em Lisboa, onde haverá oportunidade para os órgãos cessantes fazerem um balanço do seu mandato, onde todas as candidaturas aos vários órgãos poderão apresentar os seus projetos e as suas listas e onde todos os membros poderão ter um amplo debate sobre os vários pontos a discutir nessa convenção", referiu.

Segundo Mariana Leitão, a data final para apresentação de listas aos órgãos é 15 dias antes da convenção, ou seja, dia 06 de janeiro de 2023, podendo os membros que querem participar na reunião magna fazer a inscrição até à mesma data.

"Os membros que constarão dos cadernos eleitorais são os membros que tenham sido propostos até ao dia de hoje [domingo]", explicou.

Na reunião foi chumbada uma proposta que previa uma segunda volta em caso de mais do que duas candidaturas.

"O que prevaleceu é que a votação será por maioria simples. A votação que é feita na moção de estratégia global apresentada por cada uma das candidaturas sejam quantas candidaturas forem", referiu.

Depois de conhecida no dia 23 de outubro a realização das eleições antecipadas para a liderança da IL e a decisão de João Cotrim Figueiredo não se recandidatar ao cargo, foi da bancada parlamentar e da atual comissão executiva que saíram os candidatos à sucessão até agora conhecidos: Rui Rocha e Carla Castro.

Leia Também: Convenção eletiva da IL nos dias 21 e 22 de janeiro em Lisboa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas