O deputado socialista Tiago Barbosa Ribeiro recorreu a uma publicação na rede social Twitter para lamentar uma notícia que está a marcar a atualidade informativa da cidade do Porto. "Na mesma semana, a baixa do Porto perde dois cafés históricos", escreveu o vereador do PS na autarquia da cidade.
No mesmo 'post', acrescentou, num tom de previsão quanto às consequências que este facto pode ter no turismo local: "Fecham os estabelecimentos históricos e abrem mais hotéis, que é tudo o que faz falta à baixa do Porto... até que os turistas venham ao Porto para se verem uns aos outros, deixando de vir".
Na mesma semana, a baixa do Porto perde dois cafés históricos.
— Tiago Barbosa Ribeiro (@tbribeiro) December 22, 2022
Fecham os estabelecimentos históricos e abrem mais hotéis, que é tudo o que faz falta à baixa do Porto... até que os turistas venham ao Porto para se verem uns aos outros, deixando de vir. https://t.co/fahrXA2uFH
A observação foi feita depois de ter sido noticiado que, esta quinta-feira, o histórico Café Capitólio ia mesmo receber clientes pela última vez, oficializando assim o encerramento do estabelecimento, alegadamente para possibilitar a construção de um hotel no edifício onde estava sediado.
Algo de semelhante aconteceu, há dez dias, com o Café Embaixador, na sequência de uma "ação de despejo em curso há cinco anos", segundo a informação avançada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte (STIHTRSN) à agência Lusa.
Leia Também: Fecho do Café Embaixador? PCP quer respostas sobre despedimentos