Rui Rio recorreu às redes sociais, este sábado, para lamentar a morte de João Salgueiro, na sexta-feira, aos 88 anos, recordando-o como uns dos homens "mais cultos" e "inteligentes" que conheceu.
"Tal como Ernani Lopes, que aqui recordo com saudade, João Salgueiro foi dos homens mais cultos e mais inteligentes que tive o gosto de conhecer", começou por escrever o antigo líder do PSD, numa mensagem divulgada no Twitter.
"A par da sua seriedade intelectual, tinha também um agradável sentido de humor. A minha sentida homenagem. Que descanse em paz", rematou.
Tal como Ernani Lopes, que aqui recordo com saudade, João Salgueiro foi dos homens mais cultos e mais inteligentes que tive o gosto de conhecer. A par da sua seriedade intelectual, tinha também um agradável sentido de humor. A minha sentida homenagem. Que descanse em paz. https://t.co/2oSqKAesg4
— Rui Rio (@RuiRioPT) February 18, 2023
Recorde-se que, segundo anunciou a Presidência da República, o antigo ministro João Salgueiro morreu na sexta-feira, aos 88 anos.
João Salgueiro tinha sido condecorado em dezembro de 2021 pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com a grã-cruz da Ordem do Infante D. Henrique, no encerramento do 5.º Congresso da Sedes.
O economista foi fundador e mais tarde presidente da Sedes - Associação para o Desenvolvimento Económico e Social, constituída em 1970, para a qual Marcelo Rebelo de Sousa entrou pouco depois.
Licenciado em Economia, João Salgueiro foi subsecretário de Estado do Planeamento antes do 25 de abril de 1974, entre 1969 e 1971, e depois ministro de Estado e das Finanças e do Plano, entre 1981 e 1983.
Foi também deputado eleito pelo PSD, vice-governador do Banco de Portugal, presidente do Banco de Fomento Exterior, administrador da Caixa Geral de Depósitos e vice-presidente do Conselho Económico e Social.
Em 1985, João Salgueiro defrontou Cavaco Silva na corrida à liderança do PSD e perdeu por uma diferença de 57 votos.
Leia Também: João Salgueiro. Ministro da Economia lamenta "grande perda para o país"