O líder parlamentar do Bloco de Esquerda, Pedro Filipe Soares, acusou o Governo, esta quinta-feira, de se "apropriar" da visita do presidente do Brasil, Lula da Silva, à Assembleia da República de Portugal, "para um número político".
Recorde-se que o ministro dos Negócios Estrangeiros português, João Gomes Cravinho, que se encontra em Brasília no âmbito da preparação da cimeira luso-brasileira, que Portugal vai acolher entre 22 e 25 de abril, ocasião em que Lula da Silva visita o país, anunciou que o chefe de Estado do Brasil vai discursar na Assembleia da República nas comemorações do 25 de Abril.
"Recebermos no Parlamento o homem que colocou Bolsonaro no caixote do lixo da história é uma boa notícia. Mas não deveria ser apropriada pelo Governo para um número político", começou por escrever o deputado bloquista no Twitter.
Recebermos no Parlamento o homem que colocou Bolsonaro no caixote do lixo da história é uma boa notícia.
— Pedro Filipe Soares (@PedroFgSoares) February 23, 2023
Mas não deveria ser apropriada pelo Governo para um número político.
Pode Lula da Silva explicar a Cravinho e Santos Silva o princípio da separação dos poderes?
"Pode Lula da Silva explicar a Cravinho e Santos Silva o princípio da separação dos poderes?", questionou.
Recorde-se que Cravinho fez o anúncio durante uma conferência de imprensa, em Brasília, no Palácio Itamaraty, ao lado do ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira.
"É a primeira vez que um chefe de Estado estrangeiro faz um discurso nessa data", afirmou o governante português.
Lula da Silva, ainda antes de se tornar oficialmente presidente, havia estado em Lisboa a 18 e 19 de novembro, depois da Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP27), em Sharm el-Sheikh, no Egito.
Leia Também: Lula discursa na Assembleia da República nas comemorações do 25 de Abril