O líder parlamentar do Bloco de Esquerda (BE), Pedro Filipe Soares, reagiu, esta quinta-feira, ao facto de a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) ter instaurado mais de 50 processos-crime por "especulação" a supermercados.
"Os preços sobem por causa da inflação?! Ah, espera, é mesmo o abuso da grande distribuição, que espreme produtores e clientes e apresenta lucros obscenos. Controlar preços para combater o abuso, coragem para Justiça na Economia", escreveu o bloquista no Twitter.
O tweet de Pedro Filipe Soares surge em reação a uma entrevista do jornal Expresso ao Inspetor Geral da ASAE, Pedro Portugal Gaspar, durante a qual este divulgou as primeiras conclusões da análise feita por esta autoridade à subida do preço dos bens alimentares.
De acordo com o responsável, nas três maiores cadeias de supermercados em Portugal, foram detetadas margens de lucro brutas, por exemplo, de "52% na cebola, 48% na laranja, 45% na cenoura e nas febras de porco ou 43% nos ovos". Há ainda casos a ser investigados em que "estavam a ser cobrados em caixa preços 70% superiores aos que estavam marcados nas prateleiras".
Os preços sobem por causa da inflação?!
— Pedro Filipe Soares (@PedroFgSoares) March 9, 2023
Ah, espera, é mesmo o abuso da grande distribuição, que espreme produtores e clientes e apresenta lucros obscenos.
Controlar preços para combater o abuso, coragem para Justiça na Economia pic.twitter.com/eLzd3tzLDn
Recorde-se que, já esta quinta-feira, o ministro da Economia, António Costa Silva, anunciou que a ASAE vai intensificar a ação de fiscalização perante o aumento dos preços dos alimentos que se tem verificado nas últimas semanas.
Leia Também: 96,44€. Cesto de alimentos sobe quase 29% desde 2022 e até fevereiro