"Rui Nabeiro é, muito para além da sua condição de um simples militante socialista, uma referência para o PS. Eu lembro sempre a com uma memória muito forte a forma como ele era recebido nos nossos congressos", evocou Carlos César.
O presidente do PS falava aos jornalistas à chegada à Igreja Matriz de Campo Maior (Portalegre), para estar presente na missa do empresário e fundador do Grupo Nabeiro - Delta Cafés, que morreu no domingo, aos 91 anos, no Hospital da Luz, em Lisboa, vítima de doença.
Do ponto de vista pessoal, o presidente socialista apontou "o grande empenhamento cívico" do empresário e o apoio que este lhe deu, "em várias circunstâncias".
Mas Carlos César recusou também "resumir" Rui Nabeiro à "sua opção partidária", porque, para além disso, foi "um exemplo De empreendedorismo, de sabedoria, de humildade".
"E conjugou tudo isso fazendo uma obra que é uma obra especialmente relevante, não só para a sua comunidade mais próxima, mas também para a representação externa e para a pujança empresarial no país", realçou.
O país tem "muitos empresários, muita capacidade, muita iniciativa" e o comendador Rui Nabeiro foi "um símbolo maior dessa capacidade, desse empenhamento e da forma de fazer sucesso".
A eucaristia na Igreja Matriz de Campo Maior, presidida pelo arcebispo de Évora, Francisco Senra Coelho, começou às 12h00.
Durante a missa, que deverá durar cerca de duas horas, a fadista Carminho vai interpretar uma música de que Rui Nabeiro gostava, intitulada 'Estrela', e o Coro Gulbenkian também vai interpretar 'Eu quero é viver', de António Variações.
A missa de corpo presente está também a ser transmitida para o exterior da igreja através de um ecrã gigante para que os muitos populares concentrados na praça possam assistir à mesma.
O cortejo fúnebre seguirá, depois, em direção ao Cemitério Municipal da vila.
Manuel Rui Azinhais Nabeiro nasceu em Campo Maior, vila do interior do país, no distrito de Portalegre, junto à raia com Espanha, em 28 de março de 1931.
Leia Também: Rui Nabeiro "era membro do PS, mas hoje é todo o país que o chora"