A líder do Bloco de Esquerda (BE), participou, este sábado, no protesto que decorre a partir das 15h na Alameda, em Lisboa, pelo direito à habitação.
Segundo Catarina Martins, "está cada vez mais caro construir porque está tudo para os segmentos de luxo". "Nós precisamos de casas para pessoas que aqui trabalham e que, com o seu salário, possam pagar", acrescentou.
Na ótica da bloquista, "é preciso acabar com este universo de benefícios fiscais e outras benesses aos funcionários do investimento imobiliário de outros retalhos que ganham mais com casas vazias que com casa com gente lá dentro".
Recordando o caso de Lisboa, onde se encontra a protestar, Catarina Martins afirmou que a cidade "é já das capitais mais caras do mundo e os salários são dos mais baixos da Europa".
"É preciso ter medidas que permitam que as casas que estão vazias estejam disponíveis para as pessoas e sobretudo é preciso que as casas tenham preços que as pessoas possam pagar", termina.
Recorde-se que milhares de pessoas saíram este sábado à rua, em várias cidades do país, para se manifestarem pelo direito à habitação.
O protesto decorre desde as 15h em Lisboa (Alameda), no Porto (Batalha), Braga (Coreto da Avenida Central), Aveiro (Praça Melo Freitas), Coimbra (Praça 8 de Maio) e Viseu (Praça da República).
[Notícia atualizada às 15h43]
Leia Também: Habitação. Milhares devem sair hoje à rua em protesto em seis cidades