Meteorologia

  • 05 OCTOBER 2024
Tempo
25º
MIN 20º MÁX 25º

TAP. Brilhante Dias diz que deputados reúnem-se "com quem entendem"

O líder parlamentar do PS desvalorizou hoje a polémica em torno da reunião entre deputados socialistas, elementos do executivo e a presidente executiva da TAP, dizendo que os parlamentares, independentemente da bancada, reúnem-se "com quem entendem, quando entendem".

TAP. Brilhante Dias diz que deputados reúnem-se "com quem entendem"
Notícias ao Minuto

14:41 - 13/04/23 por Lusa

Política TAP

"O Grupo parlamentar do PS e os outros grupos parlamentares fazem reuniões preparatórias com quem entendem conveniente", disse Eurico Brilhante Dias, após questionado sobre a reunião de 17 de janeiro entre deputados da bancada socialista, assessores do Executivo e a presidente da executiva da TAP, na véspera de Christine Ourmières-Widener ser ouvida numa audição parlamentar.

De acordo com Brilhante Dias, que falava aos jornalistas no final da reunião da bancada do PS, os deputados socialistas já fizeram centenas de reuniões preparatórias desde o início da sessão legislativa e "99,9%" dessas reuniões são para preparar processos legislativos ou audições de membros do Governo.

Eurico Brilhante Dias, que disse que só soube do encontro depois de se realizar, salientou que esta reunião, apesar de ter sido introduzida no âmbito das audições na comissão de inquérito parlamentar à TAP, "é um evento lateral" ao inquérito e ocorreu em janeiro, antes de uma audição na comissão de Economia.

Quanto à reunião em causa, Brilhante Dias afirmou que são conhecidas reuniões preparatórias de partidos que apoiam o Governo - seja agora o PS ou no passado PSD e CDS - "que nalgum episódio tiveram membros da Administração Pública direta, indireta ou do setor empresarial do Estado", embora tenha afirmado que "não é comum" ou "usual" mas que "já ocorreu". O líder parlamentar acrescentou que nesta sessão legislativa só conhece "este caso".

Eurico Brilhante Dias insistiu várias vezes que todos os 230 deputados, e não apenas os do Grupo Parlamentar do PS, "têm o direito de fazer reuniões preparatórias com quem entendem, quando entendem, e faz parte da sua atividade".

No caso desta reunião, disse, ocorreu "a pedido da própria" presidente executiva da companhia aérea.

Questionado sobre como é que Christine Ourmières-Widener teve conhecimento da reunião, o líder parlamentar respondeu: "é uma pergunta a que não posso responder, mas é uma pergunta absolutamente irrelevante".

"Aquilo que é relevante é a informação de que foi por vontade própria. A possibilidade normal de saber que a reunião preparatória ia ocorrer pode ter acontecido por diferentes circunstâncias, e eu não conheço as diferentes circunstâncias e as diferentes possibilidades. Pode ter sido na própria TAP, através de interação com o gabinete do senhor ministro, pode ter sido em interação com o gabinete do senhor secretário de Estado", respondeu, garantindo que não foi através do grupo parlamentar do PS.

Já sobre se teve conhecimento da reunião, Brilhante Dias respondeu que soube posteriormente.

"O meu conhecimento é posterior porque estas reuniões preparatórias são feitas entre as áreas setoriais e o Governo, naturalmente com a articulação feita pelo Ministério dos Assuntos Parlamentares e essa articulação é feita no quadro das 16 comissões que temos no parlamento", afirmou, acrescentando que "a articulação com o Governo é feita pelos canais normais e regulares" e que foi isso que aconteceu.

Brilhante Dias insistiu que a presidente executiva da TAP "disse que não foi condicionada" na audição parlamentar e vincou que os deputados socialistas "não combinam perguntas nem respostas".

Quanto à questão ética, o líder parlamentar socialista afirmou que "não foi posta naquele momento" tendo sido "avaliada seguramente pelos parlamentares que participaram", neste caso, pelo deputado Carlos Pereira, "que foi informado" que a CEO da TAP "participava por vontade própria"

"Perante a vontade própria da CEO da TAP, não vejo porque é que o deputado Carlos Pereira não poderia fazer as perguntas que o ajudassem", acrescentou.

[Notícia atualizada às 15h36]

Leia Também: Trabalhadores da TAP exigem ao novo presidente fim dos cortes salariais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório