BE acusa Governo de "truque" e "instrumentalização dos pensionistas"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, reagiu ao anúncio do aumentos das pensões, anunciado esta segunda-feira pelo primeiro-ministro, António Costa, no final de um Conselho de Ministros extraordinário que aprovou novas medidas de apoio ao rendimento.

Notícia

© Global Imagens

Daniela Carrilho
17/04/2023 16:55 ‧ 17/04/2023 por Daniela Carrilho

Política

Pensões

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, reagiu ao anúncio do aumento intercalar das pensões, anunciado esta segunda-feira por António Costa, considerando que se trata de "um truque" do Governo, que continua a "instrumentalizar os pensionistas", pessoas estas que vão "continuar a perder depois deste anúncio".

"Ficou confirmado que os anúncios que foram feitos para os pensionistas em outubro do ano passado não passaram de um truque que desrespeitou os direitos dos pensionistas e lhes tirou pensão para que o Governo instrumentalizasse os pensionistas às suas conveniências de défice", começou por dizer a líder bloquista.

Sobre este aumento intercalar das pensões, a partir de julho, Catarina Martins considera que este "ajuste" tem como objetivo "finalmente cumprir a lei de atualização das pensões".

"É preciso dizer que não está a cumprir porque, entretanto, há seis meses, em que os pensionistas não receberam a pensão que deviam e sobre isso o Governo nada diz. E também é preciso dizer que, com esta atualização que é feita agora, os pensionistas vão continuar a perder poder de compra face à inflação. Comprova-se que era um truque, comprova-se que era uma instrumentalização dos pensionistas e, sobretudo, os pensionistas continuam a perder depois deste anúncio, porque há seis meses que não foram pagos com uma pensão que era devida e há uma inflação que até agora e para a frente continua a crescer bem acima das pensões", concluiu Catarina Martins.

De recordar que os pensionistas vão ter aumento intercalar de 3,57% a partir de julho nas suas pensões, conforme foi esta segunda-feira anunciado pelo primeiro-ministro, António Costa, no final de um Conselho de Ministros extraordinário que aprovou novas medidas de apoio ao rendimento.

António Costa precisou que, somada ao aumento já concretizado em janeiro, esta nova medida vai fazer com que "ao longo deste segundo semestre os pensionistas já terão a sua pensão atualizada ao valor que resulta da lei de bases da Segurança Social".

Leia Também: Pensionistas vão ter aumento intercalar de 3,57% a partir de julho

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas