O líder do Chega, André Ventura, considerou, esta segunda-feira, que o anúncio do primeiro-ministro, António Costa, sobre o aumento das pensões mostra que o governante dá "razão ao Chega".
“Os pensionistas não foram atualizados pela inflação e agora vão ser pela primeira vez atualizados de acordo com o que a lei determina. E mesmo assim ficarão a perder. Vão continuar a perder dinheiro”, começou por referir André Ventura em declarações aos jornalistas, em Évora.
“Mas a verdade é que António Costa reconhece agora que o Chega tinha razão quando [o partido] disse que isto era um truque, uma aldrabice, um malabarismo. E, na verdade, o que António Costa fez foi cumprir a lei”, atirou.
André Ventura reiterou que "António Costa dá razão ao Chega na matéria das pensões", destacando ainda que sobre o apoio às famílias "estamos ainda muito aquém" do que é "preciso fazer".
“Temos uma receita adicional excecional devido à inflação, devido à guerra e ao aumento dos impostos e o Governo o que dá verdadeiramente são migalhas às pessoas”, afirmou, acrescentando que o “Governo enriquece à custa da inflação” e “não distribui o que está a ganhar”.
“O que temos hoje é mais um anúncio de propaganda por parte do Governo, que deixa muito a desejar e que deve mobilizar para mais protestos durante o verão”, apelou.
António Costa anunciou hoje, após uma reunião do Conselho de Ministros, um aumento intercalar de 3,57% para os pensionistas em julho, além do pagamento de um ‘cheque’ de 90€ para as famílias mais carenciadas, que começa a ser pago esta quinta-feira, 20 de abril.
Leia Também: BE acusa Governo de "truque" e "instrumentalização dos pensionistas"