O secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, sobre a polémica em torno de João Galamba após o seu adjunto exonerado o ter acusado de uma possível mentira à CPI - que Galamba nega categoricamente - sublinhou que "alguém vai ter de se explicar".
"Alguém está a mentir nesta situação toda e é preciso saber quem mentiu e isso é que se deve ter explicação", acrescentou, à margem da visita à feira Ovibeja, em Beja.
Na ótica de Paulo Raimundo, "a questão fundamental é a privatização da TAP e isso é que é preciso travar". "O resto é identificar quem mentiu, porque alguém mentiu e sobre isso não há nenhuma dúvida", denotou.
"É preciso preservar a TAP como uma empresa pública com uma gestão pública e não com uma gestão privada como neste últimos 20 anos", rematou.
Recorde-se que o ministro das Infraestruturas afirmou, este sábado, que reportou ao secretário de Estado Adjunto do primeiro-ministro e à ministra da Justiça o roubo do computador pelo adjunto exonerado, tendo-lhe sido dito que deveria comunicar ao SIS e à PJ.
Frederico Pinheiro foi exonerado na quarta-feira por "comportamentos incompatíveis com os deveres e responsabilidades" inerentes ao exercício das funções no gabinete do ministro João Galamba, depois de ter sido visado na troca de informações divulgada na comunicação social, na quinta-feira, sobre a polémica na TAP.
No dia seguinte, o adjunto exonerado acusou o Ministério das Infraestruturas de querer omitir informação à comissão de inquérito à TAP sobre a "reunião preparatória" com a ex-CEO, acusações que João Galamba negou "categoricamente", referindo ainda que, "pelo contrário", "toda a documentação solicitada pela Comissão Parlamentar de Inquérito foi integralmente facultada".
Leia Também: Caso Galamba. "Será que Costa tem consciência do nível de degradação?"