A Iniciativa Liberal (IL) deu entrada no Parlamento de um projeto de resolução que "recomenda a realização de um inquérito nacional sobre o abuso sexual de menores na sociedade portuguesa".
No documento, os liberais propõem concretamente que o Governo "realize um estudo de âmbito nacional sobre abusos sexuais de crianças nos seus vários espaços de socialização, acolhendo a recomendação do Relatório Final da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica".
A Iniciativa Liberal começa, na sua exposição de motivos, por referir que "o Relatório Final da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica veio revelar à sociedade portuguesa uma realidade que foi durante décadas dissimulada, protegida e encoberta pelas diversas hierarquias da Igreja Católica Portuguesa".
Falando em resultados "profundamente chocantes", que "revelam uma prática continuada e reiterada de abusos, associada a uma indiferença pelos direitos das vítimas e a um sentimento de impunidade", a IL diz ser importante refletir sobre a "importância" de levar a cabo um inquérito nacional.
"A elaboração de um inquérito de abrangência nacional sobre os abusos sexuais de menores na sociedade portuguesa terá assim o duplo condão de permitir fazer um levantamento exaustivo de casos que nunca foram comunicados às autoridades ao mesmo tempo que aumenta a perceção pública sobre o tema dos abusos sexuais, contribuindo para uma sociedade mais atenta e proativa na prevenção deste flagelo", prevê a IL.
Leia Também: Patriarcado apela a contacto por parte das vítimas de abusos sexuais