PCP defende urgência em "quebrar barreiras" no acesso à justiça

O secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, identificou hoje a melhoria do acesso à justiça e o reforço de meios humanos e técnicos na investigação criminal como "medidas urgentes" para a vida das populações.

Notícia

© Getty Images

Lusa
25/05/2023 17:06 ‧ 25/05/2023 por Lusa

Política

PCP

No final de um encontro com a direção da Associação Sindical dos Juízes, na sede do PCP, em Lisboa, Paulo Raimundo disse ter havido "uma sintonia na radiografia sobre a situação da justiça" em Portugal.

Uma justiça que, considerou, "está cada vez mais distante dos trabalhadores, das populações, dos micro, pequenas e médias empresas, por razões financeiras, sobretudo neste enquadramento social e económico".

Por outro lado, Raimundo defendeu que a área precisa de "mais meios para a investigação e para pôr os tribunais a funcionar, meios técnicos e meios humanos, mas também da valorização das carreiras" dos profissionais do setor.

"Há uma grande sintonia na análise da situação", disse Raimundo, afirmando que recebeu, da parte da Associação Sindical dos Juízes um conjunto de 209 propostas, das quais destacou a necessidade de alterar "aspetos da arbitragem".

Para além da valorização das carreiras e da necessidade de "quebrar as barreiras" no acesso ao sistema de justiça por razões financeiras, Raimundo considerou ainda urgente reforçar os meios ao dispor da investigação "do crime económico e financeiro e também à corrupção".

Leia Também: BE/Açores acusa Ryanair de "chantagem" devido a "ameaça" de saída de rota

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas