Livre elogia convenção do BE e espera por convergência "pela democracia"
Rui Tavares deu os parabéns ao partido, pelo qual chegou a ser eurodeputado em 2009.
© Nuno Pinto Fernandes/Global Imagens
Política Bloco de Esquerda
O líder e deputado único do Livre, Rui Tavares, deu os parabéns ao Bloco de Esquerda e a Mariana Mortágua, a nova coordenadora do partido, elogiando a convenção que decorreu este fim de semana e as causas defendidas.
Através do Twitter, Tavares felicitou a "determinação renovada nas causas de progresso, justiça e igualdade", dando um "abraço" a Mortágua e à (agora) ex-coordenadora, Catarina Martins.
O deputado mostrou ainda confiança na "certeza de que continuaremos a ter bons motivos de convergência pela esquerda e pela democracia".
Parabéns ao @BlocoDeEsquerda pela sua convenção e pela determinação renovada nas causas de progresso, justiça e igualdade. A @catarina_mart e a @MRMortagua, um abraço e a certeza de que continuaremos a ter bons motivos de convergência pela esquerda e pela democracia.
— rui tavares (@ruitavares) May 28, 2023
De recordar que, antes de fundar o Livre em 2014, Rui Tavares fez parte da representação europeia do Bloco de Esquerda e foi eleito eurodeputado, embora como independente. Tomando posse em 2009, Tavares acabaria por abandonar o partido em 2011 após uma rutura com Francisco Louçã, na altura coordenador do Bloco.
Mariana Mortágua foi este domingo confirmada como a nova líder do Bloco de Esquerda, sucedendo a Catarina Martins (naquela que foi a primeira vez que uma mulher deu lugar a outra mulher na liderança de um partido político em Portugal). O primeiro teste de Mortágua como coordenadora surgirá em junho de 2024, nas eleições europeias.
Leia Também: Bloco de Esquerda com novo rosto afirma-se (e apela) a "esquerda frontal"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com