"Achamos normal um cidadão ser alvo de buscas em sua casa ao início da manhã com a devida notificação à comunicação social?", questionou esta tarde Isabel Moreira numa publicação na rede social Twitter.
"Nunca acharei isto normal, porque o Estado de direito diz que isto não é normal", atirou ainda a parlamentar, acrescentando que defende "o mesmo há muito". "Não me interessa quem está em causa", finalizou.
Recorde-se que a Polícia Judiciária (PJ) mobilizou hoje cerca de 100 inspetores e peritos para buscas na casa do ex-presidente do PSD Rui Rio e na sede nacional do partido, por suspeitas dos crimes de peculato e abuso de poderes.
Achamos normal um cidadão ser alvo de buscas em sua casa ao início da manhã com a devida notificação à comunicação social ? Nunca acharei isto normal, porque o Estado de direito diz que isto não é normal .
— Isabel Moreira (@IsabelLMMoreira) July 12, 2023
Segundo o comunicado da PJ, foram realizadas 20 buscas, das quais 14 domiciliárias, cinco a instalações do partido e uma a instalações de um revisor oficial de contas, dispersas pela zona da Grande Lisboa e na região norte do país.
"Está em causa a investigação à utilização de fundos de natureza pública, em contexto político-partidário, existindo suspeitas da eventual prática de crimes de peculato e abuso de poderes (crimes da responsabilidade de titulares de cargos políticos), a factos cujo início relevante da atuação se reporta a 2018", indicou a nota da força de segurança.
Leia Também: As buscas à sede do PSD (e à casa de Rui Rio). O que dizem os partidos?