A deputada socialista Isabel Moreira assumiu esta terça-feira, no Twitter, que gostava que o PSD afastasse qualquer possibilidade de acordo com o Chega, em honra de uma "democracia saudável".
"Não sou das pessoas que ficam felizes com a insistência no erro trágico do PSD. Depois de a extrema-direita espanhola cair para metade, ainda que tarde, era agora que Montenegro ganharia em dizer 'com o Chega nunca'. A democracia agradeceria", começou por dizer a parlamentar, acrescentado que o país precisa de um PSD "forte" que seja uma "alternativa" e que isso não vai acontecer enquanto o líder social-democrata não afastar qualquer possibilidade de acordo com o partido liderado por André Ventura.
"O ónus de afastar o Chega da possibilidade de um acordo - de qualquer tipo - não é nosso [do PS]. No dia das últimas eleições , António Costa foi definitivo perante uma pergunta . Respondeu: 'Não contamos com Chega para nada'", lembrou Isabel Moreia.
Assim sendo, para a socialista, "é um absurdo culpar o PS pelo seu próprio fortalecimento. É normal que as pessoas livres votem no PS se o PSD não se define".
"Essa clareza está em nós [PS] evidentemente definida. O PSD olha para Espanha , põe a tocar a cassete sem suporte constitucional do 'partido mais votado' e não diz 'com o Chega nunca'. Esperam o quê?", concluiu a deputada.
Não sou das pessoas que ficam felizes com a insistência no erro trágico do @ppdpsd. Depois de a extrema-direita espanhola cair para metade, ainda que tarde, era agora que Montenegro ganharia em dizer “com o ch nunca”. A democracia agradeceria .
— Isabel Moreira (@IsabelLMMoreira) July 25, 2023
Leia Também: Espanha. Partido Nacionalista Basco (PNV) recusa negociar com Feijóo