Hugo Soares, secretário-geral do Partido Social-Democrata (PSD), recusou, esta segunda-feira, tecer comentários sobre o facto de Luís Marques Mendes ter admitido uma candidatura presidencial, colocando o foco nos jovens que participam na Universidade de Verão do PSD, que hoje arranca em Castelo de Vide.
Em declarações aos jornalistas antes da sessão formal de abertura da Universidade de Verão do PSD, e após ser interrogado sobre o facto de o ex-presidente social-democrata Luís Marques Mendes ter afirmado, este domingo, que poderá avançar com uma candidatura à presidência caso seja útil para o país, Hugo Soares não se quis pronunciar sobre o assunto.
"Eu, o que vos posso dizer hoje é que, mais uma vez, esta é uma grande escola de quadros políticos e eu estou aqui para falar sobre formação política, sobre a juventude em Portugal, sobre as oportunidades que têm e as oportunidades que merecem e muitos não têm", afirmou.
"Sobre esse assunto mais nenhum comentário", acrescentou.
Notando que durante esta semana os jovens vão ter oportunidade de partilhar pensamentos e refletir com gente de "grande craveiro do nosso Portugal", o secretário-geral do PSD argumentou: "Estarmos aqui a cometer a deselegância de comentar qualquer outra coisa que não fosse puxar por eles [jovens], era uma deselegância grande que eu não quero cometer", disse, rejeitando qualquer "incómodo" em falar sobre o tema.
"Não é incómodo nenhum, sou de resto amigo do doutor Luís Marques Mendes, era só o que faltava, é um ex-líder do partido. Agora, tudo o que eu disser vai ser a notícia e o que eu quero que seja notícia é estes 100 jovens que estão aqui".
"Não me leve a mal, eu creio que é notícia para os senhores publicarem, creio que não é notícia para eu comentar", atirou ainda aos jornalistas.
Momentos antes, Hugo Soares havia destacando a importância da Universidade de Verão do PSD, mas também o facto de o encontro se realizar em Castelo de Vide, frisando que o interior do país "é uma prioridade" para o partido.
"Esta é uma universidade, uma escola de formação de quadros políticos, aberta a todas as orientações que cumprem o papel último, ou primeiro, se quisermos, dos partidos políticos. A abertura à sociedade civil, o recrutamento de jovens quadros, de jovens talentos", afirmou.
"Eu, olhando à minha volta, vejo todos estes jovens que hoje aqui chegaram a Castelo de Vide, no interior do país, também dando mais uma vez esta prova de que para o PSD o território conta todo e que o interior do país é uma prioridade para as política públicas em Portugal por parte do PSD", acrescentou, defendendo que se estão a "cumprir vários objetivos da politica, coesão territorial, oportunidade aos jovens, formação politica".
Hugo Soares defendeu ainda que, se durante esta semana, os jovens "aproveitarem ao máximo" como aqueles que participaram em outras edições, iremos ter "jovens melhor preparados para enfrentarem os desafios do dia-a-dia, mas, sobretudo, mais interessados pela causa pública".
"É de facto um orgulho muito grande que o PSD possa ser, deixe-me dizer assim, campeão da formação política em Portugal", rematou.
Recorde-se que a Universidade de Verão do PSD começa hoje e decorre até domingo numa edição em que se assinalam 20 anos desta iniciativa. Entre os oradores estarão o antigo primeiro-ministro Durão Barroso e o ex-líder do CDS-PP Paulo Portas.
Entretanto, fonte do PSD confirmou à Lusa que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, também vai participar presencialmente na iniciativa, na quarta-feira. A mesma fonte indicou que Marcelo Rebelo de Sousa vai participar num jantar conferência, a partir das 20h00, tendo como tema a Ucrânia.
[Notícia atualizada às 19h12]
Leia Também: Universidade de Verão do PSD 'junta' Portas, Durão e talvez Marcelo