Em declarações aos jornalistas no âmbito de uma iniciativa de campanha eleitoral que decorreu na Universidade da Madeira (UMA), a cabeça de lista do PAN às eleições legislativas regionais apontou que os valores das bolsas de estudo são "cada vez mais incompatíveis" com o nível de vida atual.
O partido propõe, por isso, uma reestruturação dos apoios e um aumento dos valores "para fazer face às necessidades das famílias", destacou a candidata.
Mónica Freitas, que é assistente social e não tem experiência prévia em atos eleitorais, considerou igualmente que o Governo Regional devia atribuir "um apoio concreto" para os jovens madeirenses que vão estudar para as instituições de ensino superior do continente.
"Pelo menos naquelas duas primeiras semanas enquanto se estão a adaptar e, muitas das vezes, ainda não têm qualquer resposta relativamente às residências universitárias", sugeriu.
Questionada se o partido definiu um valor concreto para essa medida, a candidata do PAN disse que a questão tem de ser analisada aquando da elaboração do orçamento regional para 2024.
Mónica Freitas referiu ainda o problema da falta de residências universitárias na Madeira, realçando que "as que existem" são longe do edifício principal da instituição.
O PAN concorreu pela primeira vez a eleições legislativas da Madeira em 2011, conquistando um mandato, mas nas seguintes não conseguiu eleger qualquer deputado.
O objetivo do partido para estas eleições é voltar a ter representação no parlamento madeirense.
As legislativas da Madeira decorrem em 24 de setembro, com 13 candidaturas a disputar os 47 lugares no parlamento regional, num círculo eleitoral único.
PTP, JPP, BE, PS, Chega, RIR, MPT, ADN, PSD/CDS-PP (coligação Somos Madeira), PAN, Livre, CDU (PCP/PEV) e IL são as forças políticas que se apresentam a votos.
Nas anteriores regionais, em 2019, os sociais-democratas elegeram 21 deputados, perdendo pela primeira vez a maioria absoluta que detinham desde 1976, e formaram um governo de coligação com o CDS-PP (três deputados). O PS alcançou 19 mandatos, o JPP três e a CDU um.
Leia Também: Madeira. PAN quer apoios à compra de habitação na região