A deputada do Bloco de Esquerda Mariana Mortágua disse esta quinta-feira que o partido é contra a privatização da TAP, porque a transportadora "foi salva com dinheiro público". Mortágua recordou os "cortes brutais aos trabalhadores", os "despedimentos forçados" e garante que privatizar a TAP "é um erro".
"Nós temos uma história inteira, desde a Portugal Telecom aos CTT, que diz que é "um erro privatizar estas empresas". Desta forma, o Bloco de Esquerda não consegue "compreender como o Partido Socialista insiste neste erro".
Questionada pelos jornalistas sobre qual a proposta do Bloco de Esquerda acerca da privatização da empresa, Mariana Mortágua diz que "é simples", porque a TAP "está salva" e acrescenta "que foi salva com dinheiros públicos".
A deputada criticou a ideia de entregar empresas como a TAP e o Novo Banco a empresas privadas, após o investimento nas empresas do dinheiro dos contribuintes. "Esta privatização não é para salvar a TAP. Não cabe na cabeça de ninguém", assumiu Mariana Mortágua.
"Portugal se quer ser um país soberano, moderno e desenvolvido não pode vender todos os seus ativos estratégicos a investidores estrangeiros", acrescentou a bloquista.
Mariana Mortágua assumiu ainda que o Bloco de Esquerda vai "procurar por todos os meios" impedir a privatização.
Leia Também: BE cumpriu os objetivos e será oposição a "qualquer Governo de direita"