António Guterres, actual presidente da ACNUR, o organismo da ONU para os refugiados, é considerado pela maioria dos portugueses como o melhor primeiro-ministro que a história da democracia portuguesa conheceu. Desta feita, 26,8% da população atribui a Guterres o primeiro lugar no pódio quando questionados sobre quem foi o melhor primeiro-ministro do País, revela o barómetro i/Pitgórica. Segue-se-lhe o actual Presidente da República Cavaco Silva, reunindo 23,7% das preferências e, por fim, a medalha de bronze foi entregue a Mário Soares, que granjeou 22,7% dos ‘votos’ da amostra.
Apenas 8,4% da população concorda em atribuir o troféu de melhor chefe de Governo ao actual primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, que ocupa o quarto lugar. Ainda assim, o líder do Executivo não é quem observa os piores resultados. José Sócrates (6,2%) e Pedro Santana Lopes (4%) são os que colhem menos simpatizantes, e até o presidente da Comissão Europeia Durão Barroso (8,1%) se posiciona atrás de Passos Coelho.
Por outro lado, António Costa, pelo PS, Rui Rio, do lado do PSD, Paulo Portas, do CDS, Jerónimo de Sousa, pelo PCP e Francisco Louçã, do lado do Bloco de Esquerda, são considerados os melhores líderes de sempre dos respectivos partidos.