O deputado da Iniciativa Liberal (IL) Bernardo Blanco exigiu, este domingo, o fim do Imposto Único de Circulação (IUC), que o Governo prevê aumentar, de forma, segundo explica, "ponderada, circunscrita e bem delimitada".
"A Iniciativa Liberal propõe acabar com o IUC gradualmente, diminuindo 25€ por ano até ao zero. O exato oposto da medida do governo PS", começou por escrever o parlamentar numa publicação partilhada na rede social X (antigo Twitter).
"O IUC nada tem que ver com circulação nem com ambiente (já o ISP sim tem). O IUC só existe para o Estado cobrar mais dinheiro. Tem de acabar", rematou.
O líder do partido, Rui Rocha, manifestou-se a este respeito, no sábado, propondo não só a "revogação" desta subida anunciada pelo Executivo, como também a "diminuição do IUC até a um máximo de 25 euros em cada ano até à extinção total".
A Iniciativa Liberal propõe acabar com o IUC gradualmente, diminuindo 25€ por ano até ao zero. O exato oposto da medida do governo PS.
— Bernardo Blanco (@BernardoMBlanco) October 29, 2023
O IUC nada tem que ver com circulação nem com ambiente (já o ISP sim tem). O IUC só existe para o Estado cobrar mais dinheiro . Tem de acabar. pic.twitter.com/ne0Rk2fMik
Durante o 3.º Encontro Nacional de Núcleos do partido, no Porto, Rui Rocha defendeu que o aumento do IUC, previsto para as viaturas anteriores a 2007 na proposta de Orçamento do Estado para 2024, é "crueldade fiscal". O líder salientou que o partido não compactua com essa medida, reforçando que "as garantias de [Fernando] Medina valem muito pouco".
Leia Também: IL propõe revogação do aumento do IUC e desconfia de garantias de Medina