Miguel Pinto Luz, vice-presidente do Partido Social-Democrata (PSD), comentou, esta sexta-feira, uma notícia da SIC Notícias que dá conta que mais de 32.500 alunos não tiveram professor a pelo menos uma disciplina até ao fim do 1º período.
"Sr. ministro da Educação, quando é que conta 'arrumar a casa'? Já passaram 3 meses desde que João Costa disse que 'é preciso tempo para arrumar a casa'. Mas milhares de alunos em Portugal continuam sem aulas a várias disciplinas, sobretudo na região de Lisboa", escreveu Pinto Luz no X (antigo Twitter).
Na mesma mensagem, o social-democrata lamentou que "o problema continua por resolver" e que "esta situação é grave, pois vai prejudicar o desempenho escolar e o futuro de milhares de alunos".
"Os alunos que não têm aulas ficam com lacunas no seu conhecimento e sem possibilidade de adquirir novos conteúdos. Além disso, podem perder a motivação para estudar e abandonar a escola. Esta situação é também particularmente preocupante para os alunos que estão a preparar-se para os exames nacionais, que são essenciais para o acesso ao ensino superior", continuou Pinto Luz.
Por isso, o social-democrata defendeu que "é altura de virar a página", ao "aumentar e valorizar os professores, melhorar as condições de trabalho nas escolas e atrair mais jovens para a profissão de professor".
32.500 alunos sem docentes. 500 horários por atribuir.
— Miguel Pinto Luz (@miguelluz) December 15, 2023
Sr. ministro da Educação, quando é que conta “arrumar a casa”?
Já passaram 3 meses desde que João Costa disse que "é preciso tempo para arrumar a casa". Mas milhares de alunos em Portugal continuam sem aulas a várias… pic.twitter.com/vl9wcjDtj0
Leia Também: FNE vai entregar ao ministro livro que reúne insatisfação de docentes