As eleições Legislativas realizam-se no próximo dia 10 de março, daqui a cerca de um mês. Contudo, há sempre eleitores portugueses que, no dia de ir a votos, não estão na sua zona de recenseamento. Mas nem por isso precisam de deixar de exercer o seu direito.
Caso pretenda votar numa data anterior à do dia da eleição, noutra mesa de voto, anote que tem entre os dias 25 e 29 de fevereiro para se inscrever-se no portal da Secretaria-geral do Ministério da Administração Interna.
Poderá também fazê-lo via postal (para Secretaria-Geral da Administração Interna, Praça do Comércio, Ala Oriental, 1149-015 LISBOA), de modo a que seja recebida até 29 de fevereiro. Na carta, deve indicar o nome completo, a data de nascimento, o número de identificação civil, a morada, a mesa de voto onde pretende votar e o endereço de correio eletrónico ou o contacto telefónico.
Depois, anote também na agenda o dia 3 de março. É aí que deve dirigir-se à mesa de voto do município escolhido, identificar-se e indicar a freguesia onde está recenseado. Não se esqueça, para isso, do Cartão de Cidadão ou do Bilhete de Identidade.
Após votar, ser-lhe-á entregue um documento comprovativo do exercício do direito de voto.
Recorde-se que, nesta modalidade, os eleitores inscrevem-se num local de voto à sua escolha num município do continente ou das regiões autónomas dos Açores e da Madeira, através de meio eletrónico em www.votoantecipado.mai.gov.pt ou por correio enviado para a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna.
Nas anteriores Legislativas, em 2022, um total de 315.785 eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente em mobilidade.
Leia Também: Afinal, Montenegro vai participar em todos os debates televisivos